top of page

Memória e identidade

  • há 11 horas
  • 3 min de leitura

Entre Ipanema e Copacabana, apartamento dos anos 1960 ganha reforma completa assinado por Fill Arquitetos




Um apartamento dos anos 1960, entre Ipanema e Copacabana, no Rio, de 190 m2, foi completamente reformado pelo arquiteto Philippe Nunes para refletir o estilo de vida acolhedor de seus moradores: um advogado, um profissional de marketing e Luck, o cachorro da família. 


Com estilo modernista, o prédio já carregava elementos característicos, como as clássicas janelas de Copacabana e o piso de taco, que foi totalmente recuperado. A  reforma durou oito meses e atualizou a planta original. 



O principal desafio do projeto foi equilibrar universos bastante distintos. De um lado, o desejo por uma atmosfera clássica, ligada às antiguidades, obras de arte e objetos de família; do outro, a busca por ambientes mais descontraídos, com toques pop e soluções mais irreverentes.


“Desde o início entendemos que não se tratava de uma tela em branco. A casa já carregava memória, identidade e um acervo muito potente. Nosso trabalho foi criar o cenário ideal para que tudo isso pudesse respirar de forma mais contemporânea”, explica Phil Nunes



Como bons anfitriões, os moradores queriam uma casa preparada para morar bem e receber os amigos. A primeira grande intervenção aconteceu logo na entrada. Acostumados a residências com uma chegada mais imponente, eles sentiam falta de um hall de entrada. Para viabilizar o novo espaço, a porta principal foi reposicionada com aprovação do condomínio e do vizinho, alteração que exigiu negociações ao longo da obra.

 

O hall acabou se tornando um dos pontos mais emblemáticos do projeto. Como a área foi incorporada a partir de parte da antiga cozinha, surgiu o desafio de resolver a transição entre pisos diferentes. A solução veio em forma de uma composição colorida feita com cinco tipos de mármore e 75 peças reaproveitadas de uma marmoraria. “A ideia inicial era usar um único quartzito, mas os próprios clientes sugeriram uma solução mais ousada. O resultado trouxe identidade, humor e um impacto muito forte logo na entrada”, conta o arquiteto.



O piso conversa com uma cômoda do século XIX pertencente à família e com a marcenaria em tom amadeirado escuro, inspirada no jacarandá (madeira muito presente no modernismo brasileiro). Um pendente garimpado em brechós reforça a atmosfera intimista do espaço.

 

A planta foi redesenhada para adequar o imóvel ao modo de morar contemporâneo. Além do novo hall, o apartamento ganhou lavabo e uma segunda suíte, criada a partir da antiga área de serviço. Um dos quartos foi transformado em ambiente que funciona como sala de TV e closet. 



Na área social, a grande estante em marcenaria em “L” articula a entrada à sala de estar, servindo de suporte para a vasta coleção de antiguidades e obras de arte, que inclui nomes como Volpi, Tomie Ohtake e Di Cavalcanti. A produção assinada por Lu Algarthe é quase uma curadoria afetiva do acervo da família.


"A montagem da estante levou 16 horas. Foi um processo de equilíbrio entre forma, cor e memória. Mais do que decorar, tratava-se de contar uma história já existente sob uma nova luz", conta o arquiteto. 



Durante a demolição, dois pilares de grandes dimensões apareceram inesperadamente na sala e precisaram ser incorporados ao projeto. “Conectamos os pilares à marcenaria com painéis em muxarabi que acabaram se tornando parte importante da identidade do apartamento”, afirma Phil.


O azul aparece como fio condutor do projeto, surgindo no hall, na cozinha (papel de parede no teto) e na suíte principal. No quarto do casal, uma “caixa” azul marca a área da cama e ajuda a valorizar as obras de arte sem a presença de armários aparentes. 



Durante toda a obra, o casal manteve a reforma em segredo dos amigos mais próximos. Como as tradicionais confraternizações de fim de ano sempre aconteciam na casa deles, no dia da festa enviaram apenas o novo endereço aos convidados. A surpresa diante da nova casa marcou a estreia do apartamento reformado.


Informações para a imprensa:

Angela Falcão Comunicação

(21) 98112-3636

 
 

Leia também

bottom of page