Jetinho carioca com sotaque baiano
- Mauricio Nóbrega
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Reforma assinado por Mauricio Nobrega Arquitetura transforma casa no Alto Humaitá em um refúgio amplo, funcional e cheio de bossa
Texto: Redação Habitare Fotos: André Nazareth

Com 810 m² de área construída, esta residência no Alto Humaitá, no Rio de Janeiro, traduz com perfeição o espírito carioca, descontraído, acolhedor e luminoso, mas com a energia vibrante e afetiva que só a Bahia tem. O motivo é a trajetória do imóvel: antes pertencente a um casal de atores baianos, foi adquirido por outro casal de Salvador, que se mudou para a casa com os três filhos pequenos.
O novo capítulo da história veio com uma ampla reforma conduzida pelo escritório Mauricio Nobrega Arquitetura, que tinha como principal desafio adaptar a residência à rotina de uma família dinâmica, preservando o conforto e criando espaços generosos para receber amigos e familiares.
“Apesar de já ter passado por uma reforma recente, a casa precisava de adequações para deixar os ambientes menos divididos e mais amplos, como era o desejo dos novos moradores”, explica Mauricio Nobrega.

No primeiro andar, as antigas divisões deram lugar a uma área social totalmente integrada, composta por salas de estar, jantar e TV, todas conectadas ao exterior por amplas portas de correr. A área externa ganhou protagonismo com a criação de uma cozinha gourmet mais espaçosa, banheiro/vestiário e sauna, além de um novo projeto paisagístico repleto de plantas tropicais exuberantes, que formam recantos ideais para descanso e convivência.
Na decoração, o destaque é o uso de design brasileiro em praticamente todos os ambientes sociais, um verdadeiro tributo à produção nacional. Entre as peças, estão as cadeiras Taja, de Sérgio Rodrigues, na área gourmet; as luminárias de Jader Almeida; a mesa e cadeiras de jantar de Maria Cândida Machado; a chaise Pitu, de Aristeu Pires, na sala de TV; e as cadeiras Maresias, de Carlos Motta, na varanda.
O porão também ganhou nova função: antes utilizado como sala de ensaios, foi transformado em um quarto de hóspedes para as crianças, que no dia a dia funciona como uma family room. No andar íntimo, o layout foi reconfigurado para abrigar quatro suítes amplas, banheiros modernos e um grande closet na suíte master. A grande surpresa veio durante a obra, quando o arquiteto descobriu um sótão com pé-direito alto, o que possibilitou a criação de mezaninos nas três suítes principais, adicionando um segundo ambiente a cada uma: escritório no quarto do casal, área de estudos e brincadeiras no quarto do filho e uma brinquedoteca no quarto das meninas.

“Foi uma daquelas surpresas inesperadas que acontecem no meio da obra, mas que acabam se tornando um grande ganho para o projeto”, revela Mauricio.
O resultado é uma casa que equilibra funcionalidade e leveza, conforto e descontração, unindo o charme da vida carioca ao calor e à espontaneidade da Bahia, uma verdadeira tradução de brasilidade contemporânea.
























