Com novo layout, apê garden ganha jardim exuberante na área externa
- Carla Dichy
- 20 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jul.
Projeto assinado por Carla Dichy tinha um objetivo: unir a praticidade do dia a dia da família com os recursos de lazer de uma casa nos fins de semana
Texto: Denise Delalamo Comunicação | Fotos: Marco Antonio

Em meio à efervescência da capital paulista, a arquiteta Carla Dichy assina este projeto que transformou um apartamento de 280 m² no bairro Cidade Jardim (SP) em um verdadeiro santuário urbano. A concepção nasceu da necessidade de um pai separado com três filhos pequenos, que buscava um lar que unisse a praticidade do dia a dia com a atmosfera acolhedora e os recursos de lazer de uma casa nos fins de semana.

O grande trunfo do projeto reside na integração do apartamento com seu garden de 140 m², anteriormente um simples gramado um nível abaixo. O desafio inicial (resolvido com a ajuda da ANF Engenharia) foi a criação de um acesso direto e funcional a essa área externa: antes limitada a uma porta pela área de serviço, a solução envolveu a demolição da antiga lavanderia, abrindo um corredor central estratégico. Essa intervenção não só conectou os dois pavimentos de forma fluida, como também abrigou um generoso home office.

A escolha por estrutura metálica e laje (da Alwitra) foi crucial para a leveza e a agilidade da execução da reforma. A laje, conhecida por sua finura, permitiu o plantio de grama sobre a estrutura, transformando a cobertura da nova área de lazer em um jardim exuberante no mesmo nível do apartamento superior. O resultado é um refúgio que respira natureza, mesmo no coração de São Paulo.

O pavimento inferior se tornou o epicentro da vida social da família. Com foco na paixão do cliente por culinária e por receber, a área gourmet foi estrategicamente posicionada no centro, sob uma cobertura de vidro que promove a integração máxima com o exterior. Esse espaço é a ponte para a piscina, a sauna, o dormitório de hóspedes – que, com portas de vidro, se une ao gourmet –, e o acesso ao jardim e à escada para o pavimento superior.

Além da área gourmet, o andar inferior abriga a área de serviço, um dormitório de serviço, sauna com banheiro, e um quarto de hóspedes completo. A piscina, um elemento central, foi construída sobre a laje existente, demonstrando a expertise da equipe em contornar as limitações estruturais do imóvel original. Bancos de alvenaria revestidos com cimento queimado, complementados por futons e almofadas, convidam ao relaxamento e ao convívio descontraído.


















































