27/08/2021 — Texto: Laura Ragazzola | Fotos: Alex Filz

Os espaços monumentais de um mosteiro do século 17 são trazidos de volta à vida em um hotel único, conservando o charme da arquitetura original e sua atmosfera de paz e meditação.

Para restaurar o poder majestoso e a dimensão espiritual de um antigo centro monástico e fazer seus elementos mais distintivos as principais características de um hotel único e charmoso, foi o missão prosseguida pela noa* no projeto de reabilitação do Mosteiro Serve di Maria Addolorata no centro de Arco, situado na ponta norte do Lago de Garda. Este nobre complexo com seu extenso jardim é cercado por um muro alto ao redor e remonta todo o caminho de volta até a segunda metade do século XVII. Metade do edifício do Mosteiro, que também abriga uma igreja e convento, onde ainda há freiras residindo, foram deixados intocados. Em 2020 os trabalhos no projeto do hotel começaram em estreita colaboração com o Trento Office of Cultural Herança.

O projeto noa* consistiu em duas fases principais:

A renovação e conversão do mosteiro e seus interiores em um hotel, realizada através da criação de espaços comuns (entrada, espaço de relaxamento, sala de pequenos-almoços, área de bar e cozinha) no piso térreo com os quartos, principalmente distribuídos entre o primeiro andar e o sotão.

O desenvolvimento de uma nova área de bem-estar dentro do exuberante jardim: 500 metros quadrados de salas de relaxamento, salas de tratamento, saunas e um curso de bem-estar com banho turco.

A majestade e o rigor da arquitetura, os longos corredores, as abóbadas, todas essas características se combinam para dar a esses espaços um verdadeiro nostálgico. Um refúgio que leva você de volta no tempo, centrado na história e na características particulares deste lugar. E onde cada escolha de construção, cada material e detalhes, foi estudado para tirar partido da majestade do pré-existente contexto, exaltando-o e dando-lhe uma nova vida”, explica Francesco Padovan, o arquiteto noa* que desenvolveu o projeto arquitetônico.

O projeto de design foi pautado por nosso total respeito pela existente arquitetura. Foi adaptado aos austeros espaços monásticos com Soluções adaptadas, sem abrir mão do conforto, funcionalidade e contemporaneidade estética ”, explica o designer de interiores Niccolò Panzani da noa*, que supervisionou o projeto de design de interiores.

noa* – network of architecture – com sedes em Bozano, Milão e Turim (Itália) e Berlim (Alemanha) – www.noa.network@networkofarchitecture