Quando o casal com um filho pequeno procurou o escritório, estavam superabertos às novas propostas e muito confiantes no trabalho

A escolha de um apartamento antigo, em Higienópolis (São Paulo), com ambientes e janelas que percorrem de fora a fora todos os ambientes, colabora para que haja mais mudanças e proporciona que estas sejam mais significativas. Um apartamento originalmente com 4 quartos, sendo uma suíte e três quartos que dividem um banheiro, porém sem lavabo já não mais faziam sentido para a família que daria novo uso ao apartamento. Sendo assim, foi possível demolir o quarto dormitório e integrá-lo totalmente à sala, trazendo mais amplitude e luz natural a todo o apartamento. O único elemento que ficou foi uma coluna hidráulica, revestida em gesso e demarcada com uma mesa lateral de marmoraria que a abraça.

A cozinha também foi totalmente aberta à sala, deixando que essa troca de iluminação permeasse em tudo.

Uma única marcenaria desenhada pelo escritório faz a unidade e traz identidade para as salas – ora ela abriga a sala de TV (e tem suas divisões pensadas para tal) – ora abriga a sala de jantar (tendo seu uso como aparador e bar). Essa mesma marcenaria é interrompida por um túnel rebaixado com madeira ripada que demarca a entrada dos quartos e lavabo.

A área íntima foi inteira reformulada – onde antes era um grande banheiro que atendia os quartos foi dividido em duas partes, sendo uma delas o lavabo e a outra parte do closet da nova suíte. Já o banheiro que fazia parte da suíte teve sua porta aberta para o corredor, dando apoio aos dois quartos. E o antigo dormitório de serviço deu lugar ao novo banheiro da suíte. Foram transformações muito pensadas que valorizaram o apartamento de forma geral e fizeram com que todos os ambientes tivessem seu aproveitamento em sua totalidade.

O terceiro quarto tem uso híbrido – ao mesmo tempo em que dá apoio a duas estações de trabalho, também atende um casal de hóspedes quando necessário.

O casal valoriza e conhece bastante o design brasileiro e fizeram questão de investir em peças de profissionais renomados com Sergio Rodrigues, Jader Almeida, Guilherme Wentz.

A escolha dos materiais foi muito cuidadosa para imprimir leveza e contemporaneidade aos ambientes levando em conta a estante que marca bastante presença. Um ponto de destaque foi a parede de azulejos desenhada pelo Estudio Mica que dá um ar mais descontraído para a cozinha ao mesmo tempo em que permite que a porta de correr para a área de serviço seja totalmente disfarçada também revestida por eles.

O forro foi todo rebaixado somente a ponto de permitir a passagem de nova infra de elétrica e ar condicionado, porém permitiu maior flexibilidade na escolha dos locais e dos modelos dos mesmos.

O apartamento de Higienópolis, que tem 150m² foi amplamente valorizado com a reforma, e agora tem seus ambientes totalmente aproveitados, com o mínimo de corredores, muita iluminação e ventilação natural e reflete a personalidade da família tão especial que mora por lá.

Projeto: Tria Arquitetura – www.triaarquitetura.com.br@triaarquitetura