Foi possível modificar inteiramente a planta para integrar cozinha, sala e sacada, pois o apartamento Paim ainda não havia sido entregue pela construtora

Este projeto foi encomendado pela cliente antes mesmo do edifício ficar pronto. Isso sempre nos traz mais tempo e possibilidades para pensar nas diversas opções que o projeto pode oferecer.

A planta do apartamento já era funcional, mas optamos por uma mudança drástica. Retiramos um dormitório e levamos a cozinha para a sala, além de integrar a varanda com sala de estar/jantar.

Com essa alteração, ganhamos espaço para criarmos um lavabo ao lado da porta de entrada, no qual “escondemos” com um lindo painel de marcenaria e a porta mimetizada, de acesso tanto para o lavabo quanto a suíte.

Todas essas alterações resultaram em um apartamento conectado, de forma que a sala de estar, jantar e cozinha ficaram integradas, com uma linda varanda envidraçada que enquadra o visual do centro de São Paulo.

O uso da marcenaria é marcante em todos os ambientes, de forma que foi projetada para otimizar ao máximo sua funcionalidade e estética. Destaque para a cozinha, no qual a geladeira foi embutida, assim como a máquina de lavar roupa, varal e condensadora do ar-condicionado. Tudo pensado para ser funcional e agregar maior design ao espaço. O uso do carvalho natural também agregou maior leveza.

Na sala de TV, o destaque ficou para as cortinas embutidas no forro, criando um espaço que, quando necessário, pode ser fechado para criação de um quarto de visita. Além disso o sofá foi desenhado e executado de forma única, criando uma cama quando necessário.

Na suíte, o destaque fica com a marcenaria azul sobre a cama, com ar intimista e destacando a cabeceira. A pintura leve e o piso em porcelanato tornam o espaço acolhedor e funcional.

No banheiro da suíte houve uma reformulação na sua porta de entrada, assim projetamos uma porta de correr com vidro leitoso, para trazer iluminação natural e conexão com o dormitório. O porcelanato em cimento queimado destaca o box, com seu lindo nicho escavado e chuveiro de teto, além da bancada e marcenaria que trazem leveza e funcionalidade.

Por último, o lavabo se destaca, não só pelo acesso em sua porta mimetizada, mas pela sua pintura verde e uso de papel de parede, trazendo personalidade o ambiente. A bancada ocupa todo o comprimento com sua cuba esculpida, com a mesma linguagem do banheiro da suíte.

Todo o projeto e a execução da obra foram um processo único, no qual a cliente e sua família tiveram papel fundamental, criando um ambiente leve e acolhedor. O uso das cores, texturas e marcenaria agregaram não apenas na estética, mas na funcionalidade do apartamento e seu uso.

Já a iluminação ficou por conta da Ipel Iluminação – especialista em iluminação técnica, atuando com arquitetos e decoradores na criação de soluções criativas e transformadoras.

André Ávila Arquitetura – www.andreavila.com

Luis Canepa Arquitetos – www.luiscanepa.com

Parceiros do projeto