Realidade aumentada e escaneamento 3D revolucionam a forma de apresentar projetos | Revista Habitare
top of page

Realidade aumentada e escaneamento 3D revolucionam a forma de apresentar projetos

Tecnologia e sensibilidade: a AXIS transforma projetos em experiências imersivas, interativas e humanizadas, conectando o público à arquitetura de forma inédita


Texto: Redação Habitare Foto: Divulgação


ree

A forma de apresentar arquitetura nunca mais foi a mesma. O avanço das tecnologias de realidade aumentada, escaneamento 3D e hiper-realismo transformou o modo como arquitetos e designers compartilham suas criações. O que antes era uma representação visual passou a ser uma vivência, um passeio virtual que permite compreender o espaço em escala real, sentir a luz, os materiais e até a intenção por trás do traço.


No Brasil, quem lidera essa transformação é a AXIS, empresa especializada em experiências digitais para o mercado de arquitetura e interiores. Fundada em 2022, a marca já ultrapassou a marca de 250 tours virtuais desenvolvidos, tornando-se referência entre grandes nomes do setor.


Os maiores escritórios do país já utilizam a tecnologia como uma extensão da experiência oferecida ao cliente, entre eles estão Fernanda Marques, Léo Shehtman, Brunete Fraccaroli, Daiane Antinolfi, Dudi Duarte e Camila Klein e mostras como a CASACOR São Paulo, sempre com o objetivo de criar vivências digitais com impacto, precisão e emoção.


O diferencial da AXIS está na combinação entre alta tecnologia e sensibilidade humana. O processo começa com o escaneamento 3D do ambiente, que captura dimensões e texturas com exatidão milimétrica. A partir daí, o tour é construído com base em hiper-realismo e realidade aumentada, permitindo ao visitante caminhar virtualmente pelo espaço, interagir com pontos de informação e até visualizar o arquiteto explicando seu próprio projeto em um avatar personalizado.


“Nosso objetivo é transformar o projeto em experiência. A arquitetura precisa ser compreendida de forma ampla, acessível e emocionalmente envolvente. Com o tour virtual da AXIS, o cliente visualiza, interage e se conecta com cada detalhe do espaço”, explica Igor Yui, CEO da empresa.


Além do aspecto estético e interativo, a ferramenta tem forte aplicabilidade técnica e comercial. Durante o passeio, o visitante pode clicar em tags de produtos que exibem descrições, links de compra e informações técnicas, tornando o tour uma poderosa ferramenta de venda para lojas e marcas do setor. Arquitetos podem ainda retirar virtualmente os móveis de um ambiente para planejar reformas ou retrofits, enquanto incorporadoras e construtoras utilizam o recurso para apresentar empreendimentos de forma realista e envolvente.


A tecnologia também oferece suporte operacional, com geração automática de planta baixa, visualização em maquete 3D, conferência de medidas com trena digital e nomenclatura automatizada de cômodos. As superfícies, pedras, tecidos, metais e madeiras, são reproduzidas com fidelidade impressionante, transmitindo a textura e o brilho exato de cada material.


Com integração direta a links, WhatsApp, Instagram e sites, os tours da AXIS ampliam o alcance e a presença digital de arquitetos e marcas, tornando os projetos acessíveis a qualquer hora, de qualquer lugar. “O futuro da arquitetura passa por experiências mais claras, sensíveis e imersivas. Nosso papel é aprimorar essa comunicação com tecnologia de ponta, sem perder o olhar humano”, completa Igor.


 
 

Leia também

bottom of page