top of page

Olhar renovado

Atualizado: 1 de abr.



No projeto do Play Arquitetura, a ótica ganhou configuração inovadora, provando que mesmo tradicionais modelos de negócio podem conter propostas arrojadas


Abrir um ponto comercial no formato usual das óticas que conhecemos não estava nos planos do jovem empresário mineiro, pelo contrário, ele queria investir em um projeto arrojado no antigo imóvel da família na Savassi, bairro de Belo Horizonte. Foi quando entrou em cena Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró, do Play Arquitetura, para planejar as mudanças na construção de 325 m² – profissionais com expertise em fazer lojas. “Colocamos a porta de entrada na esquina, pela força que este ponto possui naturalmente, e para dar certa simetria à planta e melhor distribuir os planos na fachada”, afirma Marcelo.



Elemento importante para o negócio, as vitrines receberam chapas de aço dobradas para esconder a iluminação e os trilhos das cortinas, deixando controlada a permeabilidade para a rua. Com quatro pavimentos, os espaços foram divididos em sala de atendimento e lavabo no térreo; sala para clientes especiais, administrativo e banheiro no segundo andar; e, no último, o escritório do empresário, com terraço.




Copa, área de descanso para funcionários e laboratório de lentes ficaram acomodados no subsolo. “Ele nos passou um briefing de um atendimento personalizado, sem muitos óculos expostos”, conta o arquiteto. Sendo assim, criou-se um móvel com várias gavetas para acomodar os modelos sugeridos pelos vendedores, dependendo das características físicas de cada pessoa.



A preocupação com os detalhes recaiu também sobre a marcenaria projetada pelo escritório, que define o layout da loja e tem medidas específicas – mesas com 60 cm de largura permitem aos atendentes se aproximarem com mais facilidade dos rostos dos clientes. Outro ponto de atenção foi com a iluminação. “Misturamos luz direta e indireta, essa instalada na sanca. Os pontos focais no teto trazem uma atmosfera mais calorosa, assim como os tons definidos para as paredes: camurça, areia e branco, contrastando com o piso de granilite moldado no local.” Sofisticação com uma dose de irreverência que agradou a mais exigente das clientelas.


Play Arquitetura – @playarquitetura

 
 

Leia também

bottom of page