Modernismo carioca com alma contemporânea
- Ana Cano
- há 37 minutos
- 2 min de leitura
Reforma assinada por Ana Cano equilibra arquitetura original de Sérgio Bernardes, vista icônica e a personalidade de uma família no Morro do Pasmado
Texto: Redação Habitare Fotos: Gustavo Bresciani

No tradicional Condomínio Casa Alta, no Morro do Pasmado, em Botafogo, um apartamento de 217 m² passou por uma reforma que valoriza o traço modernista do edifício projetado por Sérgio Bernardes, em 1963, e traduz o estilo de vida de seus moradores. Ícone do modernismo carioca, o prédio é reconhecido pela planta livre, pela flexibilidade dos ambientes e pela integração com a paisagem.
O projeto, assinado pela própria moradora, a arquiteta Ana Cano, foi desenvolvido em dois meses para um casal com dois filhos adolescentes, e partiu do desafio de harmonizar preferências distintas: ela, adepta da linguagem contemporânea; ele, conectado ao universo rural e aos materiais naturais. “O projeto nasceu do encontro de dois mundos”, explica Ana. “Busquei criar uma casa que refletisse tanto o gosto pelo moderno quanto o afeto pelas referências da fazenda e da história da família.”

O ponto de partida foi a ampla sala em “L”, totalmente envidraçada do chão ao teto, que emoldura algumas das vistas mais emblemáticas da cidade: Pão de Açúcar, Baía de Guanabara, orla de Botafogo e Flamengo, Niterói e o Cristo Redentor. A paisagem orienta as escolhas e organiza a área social, onde peças contemporâneas convivem com mobiliário afetivo, como sofá e pufe de couro, mesa lateral de acervo familiar e painel em carvalho natural contrastando com a parede em cimento queimado.
Na sala de jantar, a mesa branca laqueada dialoga com o buffet azul-turquesa, as cadeiras Phanton vermelhas e uma grande obra da artista Claudia Ferraz, compondo um ambiente vibrante e acolhedor. “A casa precisava refletir a diversidade da família”, afirma a arquiteta. Como o imóvel é alugado, a reforma priorizou soluções reversíveis: o piso vinílico clicado substituiu a antiga tábua corrida desgastada, os mármores originais dos banheiros foram preservados, e a marcenaria existente ganhou novas portas, reorganização interna e acabamento renovado.

Na ala íntima, o layout foi ajustado para atender à rotina da família. A suíte principal conta com closet generoso e vista para a Pedra da Gávea e o Cristo Redentor. Um dos quartos se transformou em home office, outro foi destinado a hóspedes, e o dormitório dos filhos ganhou decoração com temática esportiva. Ao final, o apartamento se consolidou como um espaço acolhedor, pensado para viver, receber e criar memórias, respeitando o passado, mas com olhar voltado ao presente.


























