Projeto paisagístico para conferir mais privacidade e aconchego ao terraço desta cobertura duplex, na Barra da Tijuca -RJ, destinado ao lazer

No intenso calor do verão, sobretudo o carioca, as plantas ajudam a tornar os ambientes mais frescos e agradáveis. Nesta área de lazer com 200 m2, localizada no terraço de uma cobertura duplex na Barra da Tijuca, o paisagismo criado por Anna Luiza Rothier teve como objetivo não só amenizar as altas temperaturas como também conferir privacidade e aconchego ao espaço árido, de exposição intensa ao sol, onde não havia nada construído. “Antes de decidir pela compra do imóvel, o proprietário teve uma reunião comigo e com a designer Paola Ribeiro para ver a possibilidade de transformar uma das áreas abertas em um ambiente aconchegante, protegido do olhar dos moradores dos prédios vizinhos. O imóvel tinha muitos terraços sem nada construído e algumas varandas”, lembra ela.




No projeto de paisagismo, as jardineiras de chapas cimentícias projetadas por Rothier em diversos níveis ao longo do guarda-corpo são interligadas por canos hidráulicos que drenam a água e fartas em espécies de fácil manutenção e resistentes ao sol, como pleomeles, palmeiras-dypsis e tumbérgias-arbustivas (Thunbergia erecta). A variação com folhas miúdas é, inclusive, uma ótima alternativa para cercas vivas. “Com o tempo, a vegetação tende a se adensar, criando um jardim suspenso e aumentando a sensação de privacidade dos moradores, com clima de casa”, finaliza.

O projeto de paisagismo levou cerca de três semanas para ser implantado, após a execução da obra civil, tanto da área interna como da cobertura. Coube à designer de interiores Paola Ribeiro projetar o espaço gourmet e a piscina, além de selecionar os móveis e materiais de acabamento.

Conheça mais projetos da Paisagista Anna Luiza Rothier em seu site www.annaluizarothier.com.br ou em seu Instagram @annaluizarothier