Localizado em Ipanema, o primeiro apartamento da advogada Raysa tem 70m² e foi totalmente renovado pelo escritório Mais Alma Arquitetura
Raysa Moraes, advogada, 33 anos, estava à procura de seu primeiro apartamento há mais de seis meses, quando finalmente encontrou esse imóvel de 70m², em Ipanema, bairro na zona sul do Rio de Janeiro. Para deixá-lo do jeito que sonhava, a nova proprietária convocou a arquiteta Gabriela Campos, do escritório Mais Alma Arquitetura, que ela já conhecia por ser esposa de seu sócio no escritório de advocacia. “Basicamente, ela me pediu que a cozinha fosse integrada à sala. Demolimos a parede que separava os dois ambientes, reposicionamos a cozinha e deslocamos a área de serviço para a varanda, meio camuflada, aumentando assim a sensação de amplitude da área social”, conta Gabriela. “Ao integrar a cozinha com a área social da casa, costumo optar por materiais mais claros e lançar mão de elementos que promovam a integração visual do espaço. Neste caso, usei o mesmo piso em tudo e o mesmo painel de marcenaria ripada para unir visualmente os dois ambientes”, acrescenta ela.
Nos dois quartos, a arquiteta integrou as respectivas varandas para deixá-los mais amplos e confortáveis. No caso da suíte máster, o ganho de espaço também permitiu aumentar consideravelmente o banheiro e ainda criar um closet que não existia na planta. A parede azul no quarto da suíte master foi um pedido da própria cliente, por ser uma cor que a transmite paz. Já o outro quarto, como também funciona como escritório, o tom terroso da parede foi escolhido por deixar o ambiente mais neutro.
No que se refere à decoração, todos os itens (dos mobiliários aos adornos) são novos, nada foi reaproveitado do antigo endereço da cliente. “Como a Raysa nos deixou bem à vontade para opinar nas escolhas de materiais e revestimentos de maneira geral, seguimos a linha de trabalho de preferência do nosso escritório de apostar em ambientes, ao mesmo tempo, leves e aconchegantes”, explica a arquiteta. “A mesa Vicente, ao lado da cama com cabeceira de palhinha, e a mesa Sertão, perto do sofá da sala, são de minha autoria. Essas e outras três mesas de apoio fazem parte da coleção Grandes Artistas que lancei no mês passado e, como a cliente acompanhou este projeto novo desde o início, ela fez questão de ter toda a coleção em casa”, finaliza Gabriela.
Autoria do projeto: Arquiteta Gabriela Campos – Mais Alma Arquitetura – @maisalma.arquitetura
Produção visual: Rodolfo Consoli Arquitetura – @RodolfoConsoli.Arq