A casa projetada pelo escritório Tatiana Melo Arquitetura é uma residência de 356 m² localizada na praia do Forte, na Bahia

Praia do Forte é um vilarejo, pertinho de Salvador, que atrai muitos turistas por suas praias de águas quentes, suas piscinas naturais e sua excelente estrutura ao viajante. O local possui 14 km de extensão, entre praias com títulos de mais bonitas do Brasil e passeios incríveis, a Praia do Forte é o local perfeito para quem ama o litoral nordestino.

Uma atração do local é visitar o Projeto Tamar, onde o visitante terá a oportunidade de conhecer profundamente sobre a vida marinha e a preservação das espécies de tartarugas, além, é claro, de observá-las. O projeto Baleia Jubarte é outra das atrações turísticas que o visitante pode aprender, conhecer mais e observar as baleias de pertinho.

A principal característica do projeto é a integração do verde exuberante e elementos naturais do ambiente com os espaços internos da casa, tornando-a um espaço acolhedor e fluído para a grande família composta por três gerações, amigos e parentes.

A arquiteta optou por criar ambientes amplos e integrados, eliminando barreiras físicas ou visuais, para promover a sensação de fluidez e conexão entre a área externa e interna da casa. Para isso, foram utilizados cobogós feitos de bambus, permitindo a entrada do verde através da varanda.

Sua construção foi projetada levando em consideração o ambiente litorâneo, priorizando a presença da natureza e integrando os jardins à área interna. A madeira foi o material predominante na casa, contribuindo para uma estética quente e acolhedora. No entanto, a escolha da madeira também considerou a durabilidade dos materiais e sua resistência à maresia e às intempéries características de ambientes litorâneos.

A harmonização dos tons quentes da madeira foi equilibrada com a utilização de pisos e tecidos de cores neutras, criando um ambiente aconchegante e leve, ideal para o lazer e convívio da família e amigos.

É importante notar que, além da estética e funcionalidade, a arquiteta também considerou a questão da sustentabilidade na escolha dos materiais utilizados. A procedência dos insumos e a indústria envolvida foram observadas para garantir a qualidade e durabilidade dos materiais e minimizar o impacto ambiental da construção.

Dessa forma, a casa projetada pela Tatiana Melo Arquitetura não apenas se destaca por sua beleza e integração com a natureza, mas também pela preocupação com a sustentabilidade e a utilização consciente de materiais adequados para o ambiente litorâneo em que está localizada.

Tatiana Campos Melo – @tatianameloarquitetura