Projeto em Itú, São Paulo, conta com 750 m² e mescla elementos clássicos e rústicos em casa cheia de memórias

Essa encantadora construção de 750m², localizada em Itu, no interior de São Paulo, combina elementos clássicos e rústicos, transportando-nos para uma época passada, mesmo pertencendo ao século XXI. O charme fica por conta da lareira revestida em pedra rústica, bem como uma varanda larga e um forro de madeira no telhado de pé-direito alto.

A inspiração de design e conceito para este projeto foi um pedido dos proprietários que desejavam criar um retiro tranquilo que contrastasse com a movimentada cidade de São Paulo. O objetivo era recriar a atmosfera de uma antiga casa de fazenda, deste desejo surgiu a lareira no meio da sala. O piso de madeira recuperada que aparece em toda a área social também se alinha a essa visão. Por outro lado, as práticas esquadrias de alumínio com um charmoso toque vintage são complementadas por um acabamento em aço corten. Esses elementos combinados visam proporcionar um espaço acolhedor e convidativo para reunir a família e criar novas memórias.

Os ladrilhos hidráulicos com motivos florais, a madeira de demolição e a cerâmica, estilo cotto, no piso da área de lazer remetem a memórias de um tempo mais tradicional, como se pudéssemos sentir o aroma de bolinho de fubá saindo da cozinha.

As portas de correr com roldanas aparentes complementam e dão um toque especial à decoração da cozinha. Já o piso de ladrilhos hidráulicos coloridos adiciona vida e cor ao ambiente. A marcenaria, por sua vez, destaca-se com tons que harmonizam com o piso, enquanto os pendentes estrategicamente posicionados, proporcionam uma iluminação adequada para facilitar o trabalho do chef da vez.

Enquanto isso, no lado externo da construção de 750m², uma piscina de tirar o fôlego, com prainha, ofurô e raia, se mescla perfeitamente ao paisagismo exuberante ao redor. Sua tonalidade em rosa queimado, é convidativa,  transmite uma sensação de paz e tranquilidade.

Fernanda Dabbur Arquiteturawww.fedabbur.com.br@fedabbur_arquitetura