Arquiteta Carol Wenke transforma casa em Estoril com design contemporâneo e leveza carioca

A arquiteta Carol Wenke foi a responsável pelo projeto que teve como desafio transformar o imóvel nunca habitado antes em um lar com a cara dessa família. “Embora a casa tenha sido construída há dez anos, estava um pouco desatualizada já que nunca haviam morado lá. Como a planta era boa, concentramos nossos esforços na melhoria da iluminação, substituímos alguns acabamentos, criamos uma área de lazer externa onde antes havia apenas gramado e fizemos a decoração”, explica Carol, do escritório C.W. Arquitetura

Todos os cômodos, originalmente pintados em amarelo, foram repintados em tons de cinza claro para criar uma atmosfera mais leve e personalizada. Na cozinha, os armários foram repintados de branco e uma copa foi criada com marcenaria sob medida. 

Entre a sala de estar e jantar, um ambiente intimista foi criado com a adição de uma adega climatizada junto à lareira existente, atendendo à paixão dos moradores por vinhos. Na sala de estar, um grande sofá confortável foi posicionado para ter vista para a área externa. Já a sala de jantar recebeu uma grande mesa e um aparador generoso, suspensos para adicionar funcionalidade e leveza ao ambiente.

Leia também:


Uma casa em Agrela (Portugal) com espaço para livros


Casa em um penhasco – Algarve, Portugal


“Propusemos mobília e decoração com um clima solar e despojado para toda a casa, buscando contemporaneidade, atemporalidade e leveza. Para criar uma atmosfera acolhedora, que refletisse a personalidade dos moradores, utilizamos cores claras, papéis de parede em tons neutros, madeiras claras, tecidos orgânicos e iluminação natural durante o dia e mais intimista à noite”, conta Carol.

O espaço de convívio ao ar livre é um dos destaques do projeto. Criado com ajuda de uma paisagista, o ambiente é rodeado por plantas, o que proporciona uma sensação de proximidade com a natureza. A área externa também conta com uma cozinha gourmet com churrasqueira sob medida, ideal para receber amigos em casa em Estoril.

No sótão, uma estante foi projetada para ter dupla função: home theater e biblioteca. A marcenaria foi estrategicamente usada para otimizar o espaço e aproveitar toda a altura do teto. O home office do morador também fica nesse ambiente e foi intencionalmente escolhido para aproveitar a vista deslumbrante para o mar. Para manter o espaço organizado e funcional, foram posicionados uma ampla mesa e móveis sob medida.

Carol Wenke – @cw.arquiteturaeinteriores