Localizada em Alto de Pinheiros, esta casa foi totalmente reformada para ser o novo lar de um casal com seus filhos gêmeos

Um casal na faixa dos 40 anos (Joanna Castelo Branco Tristão está sentada na poltrona Mole com seu pet Toddynho), com um casal de filhos gêmeos de oito anos, morava em um apartamento e, durante a pandemia, sentiu a necessidade de ter em casa uma área externa com piscina e varanda gourmet, equipada com churrasqueira. Depois de visitarem alguns imóveis, eles se encantaram com esta casa de 455m² de área construída, com três pavimentos, localizada em Alto de Pinheiros (bairro de São Paulo), mesmo sendo a piscina do tamanho de uma banheira de hidromassagem.

Em seguida, os novos proprietários chamaram as arquitetas Bitty Talbot e Cecília Teixeira, do escritório Brise Arquitetura, para fazer uma reforma completa, deixando claro que a prioridade era aumentar a piscina (que precisaria ter 1,40m de profundidade e pelo menos 2×1,5m de extensão) e criar uma área gourmet onde a família pudesse se reunir ou receber amigos e parentes, com direito à forno de pizza, máquina de gelo, frigobar, mesa de refeições para até 10 pessoas e tv. “A parte externa é toda do meu marido e a parte interna é toda minha”, brincou na época a moradora Joanna. As arquitetas não só conseguiram realizar os desejos do casal como também criaram uma segunda opção de acesso à nova área de lazer, por fora da casa, para que os convidados não tivessem que passar pela sala.

Já a área social era toda compartimentada na planta original, com várias pequenas salas que foram demolidas para dar origem a um grande espaço, mais amplo e fluido, com as áreas de estar, jantar e tv agora totalmente integradas. Além disso, a cozinha foi ampliada em direção à antiga copa (antes isolada) e hoje se conecta à sala de jantar através de uma porta de correr. Por fim, a antiga sala de jantar virou a atual sala de tv, que dá acesso à área gourmet, e a lareira original de alvenaria foi substituída por um modelo suspenso de teto, que funciona a gás.

No segundo pavimento, a parede que separava os quartos dos filhos foi demolida e, no lugar dela, foram alocados os guarda-roupas, liberando assim mais espaço de circulação. Na suíte do casal, os closets foram reduzidos e reformulados para aumentar a área do dormitório e o banheiro, que já era grande e foi totalmente reformado para ganhar ares de sala de banho.

Segundo as arquitetas, no geral, o projeto buscou ambientes integrados, claros, amplos, com circulações fluidas. “É um lar sem frescuras feito para ser bastante usado e receber os amigos. De cara, adoramos o astral da casa, a fachada e a entrada de tijolinhos e o jardim exuberante. Tentamos trazer um pouco desse verde para a área interna, distribuindo plantas sobretudo na área social, que recebe bastante luz natural”, conta a arquiteta Cecília Teixeira.

Na decoração, quase tudo é novo. Apenas foram aproveitados do endereço antigo a poltrona Mole (do Sergio Rodrigues) e muitos objetos de decoração. No quesito móveis, as arquitetas priorizaram peças leves, modernas e atemporais que pudessem acompanhar a família por bastante tempo. Já as cores dos adornos e almofadas foram extraídas do políptico em listras multicoloridas do artista Solferini, em destaque na sala de estar. A porta social foi pintada num tom de verde que acompanha a cor da fachada e influenciou na escolha do couro das cadeiras Orquídea (by Rejane Carvalho Leite) da sala de jantar. Na sala de tv, um sofá da Carbono Design foi estofado em lona azul jeans, deixando o ambiente mais descontraído e alegre, em total sintonia com o tapete listrado de azul e off white, da By Kamy, e os dois quadros coloridos do artista Will Sampaio. Já na cozinha, a pedido da cliente, todos armários ganharam acabamento em laca verde para deixar o ambiente mais alegre.

Nos dois andares, o piso original em madeira foi mantido e revitalizado e completado nas áreas em que houve demolições de paredes, com exceção da cozinha e dos banheiros, que ganharam piso de porcelanato no padrão cimento queimado. A marcenaria foi toda desenhada pelo escritório – das réguas pivotantes que dividem o hall de entrada da sala de jantar à estante da sala, passando pelos painéis de parede, o aparador, a mesa de jantar, as camas dos filhos, as cabeceiras de cama e todos os armários (inclusive da cozinha).  “Desenhar toda a marcenaria da casa foi fundamental para imprimir no projeto a personalidade e o gosto dos clientes e tornar os ambientes mais funcionais e práticos no dia a dia da família”, avalia a arquiteta Cecília Teixeira.

Brise Arquitetura – @brise_arquitetura