Totalmente integrada à paisagem, a casa surge em meio à mata, parecendo pousar sobre o terreno, e garantindo uma vista incrível

O arquiteto Mario Santos conseguiu fazer, num terreno acidentado em Areal na serra fluminense, uma casa cheia de luz com dois andares: uma sala, varanda, piscina e três quartos distribuídos em 500m². “Era uma ribanceira, quase um abismo, e já existia uma casa que foi praticamente posta abaixo”, explica ele.

Última residência de um condomínio, por ficar no alto da montanha, a vista é incrível. Totalmente integrada à paisagem, a casa surge em meio à mata, parecendo pousar sobre o terreno. Sua implantação, voltada para leste, recebe o sol da manhã na fachada principal e áreas comuns; a ventilação cruzada foi um ponto importante priorizado pelo escritório, já que a região é muito úmida e precisava ser bem arejada.

Os materiais foram pensados para não brigar com o entorno. “Usamos basicamente madeira ecológica, pedra, aço corten e vidro, integrando o máximo possível todos os ambientes”, explica o arquiteto. E o resultado é um projeto bastante contemporâneo, bem longe do estereótipo de chalezinho na montanha. Os clientes não queriam uma casa grande e o briefing foi de que precisavam de um lugar onde pudessem ficar em paz e fazer um detox da cidade.

Voltando à vista, ela pode ser apreciada pelas enormes portas de vidro que se estendem por todos os lados. Na varanda, um guarda-corpo de vidro permite que nada atrapalhe a visão do verde. Uma robusta lareira divide os ambientes do estar e do jantar, onde também existe uma cozinha aberta e uma adega. Painéis de ripas de madeira fazem parte dos elementos arquitetônicos e os móveis, de linhas retas, estão presentes em todos os ambientes. A luminária que fica sobre a mesa de jantar – desenho do arquiteto – é feita de aço corten e chapas de acrílico que parecem flaps de avião. “E ela tem porta-velas para serem usados numa cena mais intimista e vasos de flor”, conta ele.

Como tudo teve que ser feito nos platôs, a piscina de borda infinita acompanha, com sua forma orgânica, a curva de nível do terreno e o deck de madeira, recebendo sol o dia inteiro. Outra surpresa é um SPA completo no subsolo, com piscina de hidromassagem e sauna seca, também com vista. O relaxamento total foi a premissa mais importante.

Mas como nada é definitivo na vida, o casal, que tem cinco filhos, resolveu que reunir a família e amigos seria também um “programa legal”. Resultado? Mario está terminando um chalé extra com três suítes.

Mario Costa Santos Arquitetura – www.mariocostasantosarq.com@mariocostasantos