Casa de 240 m², em Brasília, ampla e de arquitetura moderna, recebe atualização na cozinha e na área externa

O casal sem filhos e que adora receber os amigos e familiares adquiriu uma casa confortável no Lago Sul, bairro exclusivamente residencial de Brasília. Construída no final da década de 90 por um diplomata francês, apesar de ampla e com arquitetura de linhas retas, o projeto original da casa não conferiu atenção especial à área gourmet e à cozinha, o ‘coração da casa’ para ela que, nas horas vagas, é gourmand, amante do bom vinho e das largas risadas ao redor da piscina. Para atualizar gourmet, piscina e cozinha, e ainda utilizando materiais não convencionais, práticos e com toques de cor, a área de lazer foi integrada à cozinha laranja, com uma ousadia permitida e inusitada.

Outro desejo dos moradores era poder tomar café da manhã admirando a piscina e o jardim. Para isso, a esquadria da copa foi substituída por um modelo maior e mais baixo, na altura de um banco projetado ao longo da sua extensão, onde é possível sentar e ficar batendo um papo, curtindo o silêncio ou sentindo o aroma do alecrim plantado na jardineira da área externa que, além de embelezar, ainda serve para abrigar as pequenas mudas de plantas comestíveis e temperos.

Na cozinha de paredes pintadas com cimento queimado, foi utilizada a pedra ardósia impermeabilizada como revestimento do frontão das bancadas. Além de inusitada, a ardósia tem propriedades térmicas e de fácil manutenção. A mesma ardósia foi aplicada no espaço gourmet, trazendo unidade para o projeto. Marcenaria planejada com elementos ripados entram em ambos os espaços: na cozinha, mimetizando as portas dos armários, num pilar e nas portas de acesso à casa e à área de serviço. A laca laranja se contrasta com o preto. Já no gourmet o tom usado foi o amadeirado.

A iluminação segue a linha minimalista, com perfis de led nos espaços de preparo dos alimentos e iluminação geral. O destaque ficou por conta do pendente preto em cima da mesa.

A área externa recebeu um pergolado metálico suspenso e preso na fachada por cabos de aço e acabamento em aço corten, projetado para ampliar o espaço de convívio onde o casal adora usar como fireplace. Um deck suspenso iluminado recebe as espreguiçadeiras e, do lado oposto, um painel de concreto ripado recebeu um banco, uma jardineira de 5 metros com cactus e um chuveiro para um delicioso refresco nos dias em que não se deseja entrar na piscina. Outro destaque especial foi o porcelanato utilizado em toda a área externa e interna: um revestimento que lembra as pedras milanesas ‘Ceppo di Gré’, conferindo sofisticação e atemporalidade ao projeto.

Projeto de Arquitetura: Mariana Leal – @morada3112