UP3 Arquitetura renova os interiores desta casa em Camboinhas, na região oceânica de Niterói, RJ, no estilo contemporâneo carioca despojado

Uma família composta por um casal jovem na faixa dos 40 anos, com um casal de filhos pequenos, já vivia nesta casa 635m² com dois pavimentos, em Camboinhas (bairro na região oceânica de Niterói, RJ), quando decidiu encomendar um projeto de interiores aos arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, do escritório UP3 Arquitetura. O objetivo era deixar os ambientes mais charmosos, aconchegantes e coloridos, refletindo, assim, os gostos e a personalidade dos moradores. “Sem alterar a planta original do imóvel, que foi projetado do zero pelo escritório Arqdecô, os clientes pediram para aproveitar alguns mobiliários relevantes que já tinham e criar uma decoração arrojada e elegante, ao mesmo tempo”, conta a arquiteta Michelle.

Na entrada, os arquitetos fizeram um hall aconchegante com uma chapelaria e, logo à frente da escada, um lounge se conecta ao estar principal da casa através do aparador ripado (com gavetas ocultas), fixado na parede ao fundo. Repare que este mesmo aparador aparece ainda no segundo ambiente de estar, rebaixado no piso, que funciona também como sala de tv. Por último, vem a sala de jantar, composta por uma grande mesa com seis cadeiras, além de um buffet cinza, que parece uma extensão da bancada da cozinha integrada. “O ponto alto da área social é o pé-direito de 4m, com teto forrado em madeira ripada, e a integração de três ambientes que conversam entre si, inclusive na linguagem visual”, avalia o arquiteto Thiago. “Outro destaque é o mix de materiais naturais como madeira, linho, algodão e cimento. Combinado com uma paleta de cores em tons também naturais, como o castanho da própria madeira, as variações de verde da vegetação, o azul dos tapetes e o bege dos sofás, esse mix ajudou a ‘aquecer’ a base cinza existente da casa, com esquadrias de alumínio preto”, acrescenta ele.

Segundo o arquiteto Cadé, no geral, o projeto buscou trazer a natureza e todo o aconchego da área externa para os ambientes internos, preservando a modernidade que já fazia parte da essência da casa. “Por ser uma casa nova, e também para atender ao pedido dos clientes, respeitamos ao máximo a estrutura e a essência do projeto original”, explica ele.

Na decoração, que segue o estilo contemporâneo carioca despojado, com toques de sofisticação e modernidade, alguns mobiliários já faziam parte do acervo dos moradores, como a mesa de jantar, as cadeiras Pantosh (da Lattoog Design), o sofá Gomos (da Líder Interiores) e as poltronas do lounge, que ganharam novo estofamento em tecido, num tom verde azulado. Entre as peças novas de design assinado, na área social vale destacar a mesa de centro Copenhagen (by Pedro Mendes) e o banco Lô (by Zanini de Zanine), e, no quarto do casal, a cama Baixa (by Guilherme Wentz).

Com paisagismo assinado pela Landscape Jardins, a área externa – com 285m² – tem vegetação farta, além de espaços de contemplação e lazer, e segue a mesma linguagem do interior da casa, com muita madeira e tons naturais.

Nosso principal desafio neste projeto foi imprimir a linguagem da UP3 nos interiores, sem comprometer a beleza e a estrutura da casa, que foi projetada por outro escritório. E ainda pensar em uma logística para que os clientes pudessem morar no imóvel durante a execução do projeto”, finaliza a arquiteta Michelle Wilkinson.

Projeto: Up3 Arquitetura – @up3arquitetura

Produção visual: Lu Algarthe – @lualgarte

Paisagismo: interior by @andreasinhorelli_ e exterior by @landscape_jardins