28/06/2017 — Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Elson Yabiku

Projeto de reforma propôs intervenções essenciais para criar ambientes sofisticados e aconchegantes.

Uma obra de reforma nunca é tão simples como gostaríamos. Sujeira, barulho, quebra-quebra, atrasos e muita dor de cabeça com fornecedores.

Para fugir desse cenário de pesadelos, a arquiteta Andrea Carvalho precisou de muito jogo de cintura para transformar o projeto de reformulação dessa residência, no interior paulista, em uma casa dos sonhos.

“Minha cliente buscava uma profissional que, além de propor ideias que remetessem a um ambiente sofisticado, aconchegante e moderno, também tivesse essa flexibilidade para administrar possíveis mudanças no decorrer do projeto. O maior desafio foi integrar todos os prestadores de serviço para uma execução bem sucedida”.

Sobre o conceito do seu trabalho, a arquiteta conta que gosta de criar conceitos sob o olhar de uma arquitetura propositiva, buscando envolver uma série de características da arquitetura de interiores tendo em vista a personalidade do cliente.

“Nesta residência, usamos elementos industriais, como o cimento queimado, na parede que liga o estar ao jantar, e houve uma preocupação com a humanização, visando a conferir uma sensação de modernidade com aconchego e sofisticação”, contou Andrea.

O planejamento dos ambientes (salas de estar e jantar, lavabo, home, suíte e banho master) foi feito a partir de um programa de necessidades do casal buscando incluir elementos de fácil disponibilidade e de alta relação custo-benefício, entre outros.

Para integrar o living à sala de estar, a solução foi adotar um elemento que trouxesse humanização ao ambiente. “A sala em forma de retângulo precisava de delimitação nos espaços. Daí surgiu a ideia do jardim vertical, um recurso atual e de muito bom gosto”.

Localizado em um espaço privilegiado da casa, o home theater foi criado em conjunto com outro ambiente de apoio no andar superior. “Conseguimos adequar uma mini sala de jantar com buffet para maior comodidade dos moradores. Escolhemos cores escuras com papel de parede em mica, nos tons de bronze, harmonizando com os móveis  em preto. Definitivamente, um lugar de onde não dá vontade de sair”.

Na suíte do casal, outro traço característico da arquiteta.

“Eu amo propor aquela cabeceira ampla e sofisticada. Geralmente ela fica posicionada em grandes paredes para dar um ar mais glamouroso, delimitando os espaços. Usamos painéis de tecido no centro da parede com uma estrutura de gesso nas laterais em forma de nichos para decorarmos com alguns objetos solicitados pela cliente. A iluminação também deu um toque especial. As portas de correr em espelho bronze dividem o quarto do closet. As cortinas em tons de palha trazem sofisticação ao ambiente, principalmente quando damos um banho de luz”.

No projeto de interiores, foram privilegiadas peças de design das mais novas tendências do mercado. “Também escolhamos uma tela com o Farol da Barra, de Salvador, que traz um pouco da identidade dos clientes. Para compor com ele, outros itens que remetem aos traços artesanais do Nordeste, como as raízes na mesa de jantar e a escultura em madeira natural pintada de branco exposta no painel do living”.

No lavabo, o pedido foi por um visual mais clean, devido ao pequeno espaço disponível.

“Buscando um revestimento de fácil aplicação, chegamos ao papel de parede em mica, que traduz sofisticação e praticidade na instalação, além da pastilha hexagonal no piso”.

Outro detalhe incrível está na mesa de jantar, que se transforma em uma mesa de bilhar. “Um pedido especial dos meus clientes para diversão da família e um melhor aproveitamento da sala”.


Fornecedores


Andréa Carvalho