Com conceito “boho”, mas contemporâneo, casa de 130m² conta com layout funcional e em projeto assinado pelo NOSSA Casa Arquitetura

Para atender as necessidades e desejos do cliente, para uma casa totalmente voltada para a natureza, mar, ar puro e que tivesse um toque de aconchego, a arquiteta e design de interiores Daniele Capo, responsável por comandar o escritório NOSSA Casa Arquitetura, reuniu afeto, leveza e espontaneidade para colocar em prática este projeto arquitetônico. Na casa de 130m² localizada em Santana do Paraíba, em São Paulo, é o segundo projeto que o escritório realiza para o jovem casal e sua filha.

A necessidade principal era uma casa que funcionasse muito bem no dia a dia, mas que também estivesse adaptada para receber amigos e familiares sem mudar a dinâmica da família. Para atender essas demandas, o escritório optou por deixar o piso térreo, em que estão a sala e a cozinha, totalmente integrado com a área externa que, quando aberta, mantém todos os ambientes conectados.

Para a idealização do projeto, a arquiteta teve como inspiração a natureza, por essa razão os materiais naturais foram o ponto chave de todo o projeto, dentre eles: pedras, biribas, seixos e palha. A proposta mais natural confere ao projeto um conceito mais “boho”, embora ainda com um toque contemporâneo. A ideia era não trabalhar com um projeto em um conceito único, por isso optou-se pela mescla de estilos, tornando a casa funcional e com uma estética agradável aos olhos.

Entendidas as necessidades do cliente e definido a estética do projeto – elementos que foram a peça-chave – todo o seu desenvolvimento aconteceu de maneira fluida e harmoniosa. A combinação dos elementos naturais foi essencial em todo o processo. As pedras foram utilizadas em várias versões e aplicações distintas, dentre elas: Moledo, São Tomé e Seixo. Os demais elementos utilizados foram a biriba, a palha, a madeira e o monolítico natural de pedra.

Na parede da área externa, utilizou-se a pedra moledo, no piso e churrasqueira a São Tomé e nos banheiros os seixos. Já a biriba foi utilizada para fazer um forro diferenciado tanto no lavabo como na cobertura da área externa. A madeira é um material presente em todos os ambientes da casa, já a palha foi utilizada pontualmente em algumas marcenarias e luminárias.

Outro elemento que foi bastante utilizado pelo escritório é o monolítico natural de pedra que dá um ar natural e aconchegante para os ambientes, como foi o caso das paredes da sala, bancadas da cozinha, piso, parede do lavabo e parede e teto do quarto do casal.

No ambiente dos quartos, alguns elementos ajudam em sua composição, no quarto de solteiro, a cama e o armário dão um toque especial, já no quarto do casal cabeceira em seixos junto com a pintura monolítica deixou o ambiente com um visual acolhedor.

A mistura de materiais e a iluminação são o diferencial deste projeto. A casa se transforma quando chega o pôr do sol e a iluminação entra em cena, tendo um papel essencial no projeto, na área externa, o escritório optou por utilizar Gambiarra e luminárias espeto, com uma mais baixa, criando um clima mais aconchegante. Já na área interna, cada ambiente possui algum detalhe importante de iluminação indireta. Por esse motivo a casa fica tão especial durante a noite e o cenário muda completamente.

Além dos acabamentos naturais, alguns pontos que ganham destaque são a parede com nichos, da mesa de jantar e a área externa que possui uma jabuticabeira que dá um chame especial para o espaço.

Para o paisagismo na área externa, foi retirado o piso existente do corredor lateral e feito um gramado com pisadas em pedra São Tome e a lateral toda com Lavanda. Na área que integra a churrasqueira, o escritório optou por inserir a jabuticabeira no espaço e continuar com a Lavanda em toda a extensão dessa área.

A casa é um misto de experiências sensoriais, cheia de toque, sensação e descobrimento. Além de ser um projeto completamente funcional e utilizável, não somente estético”.

Nossa Casa Arquitetura – www.nossacasa.arq.br@nossa_casaarquitetura