04/02/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: COAST Studio / Rasmus Hjortshøj

O Game Streetmekka Viborg é um projeto pioneiro sobre como trazer uma nova vida a um dos muitos edifícios industriais vazios, transformando-o em um espaço cultural

O projeto é do Escritório dinamarquês, EFFEKT, e aborda um edifício existente que serviu originalmente como uma fábrica de moinhos de vento e é um exemplo típico de um dos muitos armazéns ou fábricas de produção em massa, mais ou menos idênticos do final dos anos 1960 e 1970, encontrados em quase todas as zonas industriais suburbanas do mundo ocidental.

Tipicamente construídos a partir de painéis de concreto pré-fabricados ou aço corrugado, as sobras industriais são percebidas como tendo pouco ou nenhum valor histórico, cultural e arquitetônico.

A proposta foi abrir o edifício industrial, opaco e introvertido, transformando o impressionante espaço central da fábrica em um novo tipo de espaço interior: uma paisagem urbana coberta, abrindo para o exterior.

Em segundo lugar, o edifício existente (com sua fachada de painel de concreto pré-fabricada, pouco convidativa e desgastada) é envolto em nova pele translúcida performativa, dando a aparência de um edifício leve e acolhedor.

E, por último, o edifício está repleto de novas funções para trial, parkour, basket, skate, bouldering, dança e também áreas de oficina personalizadas para DJing e produção musical, um estúdio de animação, laboratório de marca e estúdios de artistas.

Espaços sociais e zonas de convivência designadas são estrategicamente entrelaçadas no programa funcional e distribuídas por todo o edifício.

A paisagem circundante está repleta de vários desportos de rua e funções culturais colocadas dentro de uma cadeia recreativa de vegetação, que liga o principal caminho da cidade à área.

Saiba mais sobre o projeto em www.effekt.dk/game2