LP+A ARQUITETURA assina sede do próprio escritório com projeto que explora ao máximo pilares como inovação, design e funcionalidade

O desafio da vez para o escritório LP+A Arquitetura foi projetar o próprio QG, delineado sob medida, com o objetivo de atender as demandas da volta do time ao trabalho presencial.

Localizado no bairro Cidade das Monções, zona sul da capital paulista, a nova sede de 140 m² foi conceituada palmo a palmo com atributos que abraçam a excelência arquitetônica, sem abrir mão dos valores fundamentais da empresa como: transparência, empatia, conexão e criatividade.

Foi um grande desafio desenhar o nosso espaço de trabalho após a pandemia já que estávamos habituados ao home office. A partir do space planning conseguimos identificar quais eram as vontades e necessidades reais do time, compreendendo como todos queriam trabalhar. Ao final dessa consultoria interna apresentamos os resultados para os colaboradores antes de partir para a execução”, revelam Pierina Piemonte e Guilherme Mongati, arquitetos e sócios do escritório.

A identidade visual marcante da LP+A Arquitetura dá as boas-vindas e o conjunto valida elementos gráficos marcantes junto a uma paleta que passeia por tons neutros para alcançar a atmosfera de leveza com bossa nos interiores.

O briefing seguido à risca foi convertido em uma ambientação mais agregadora – e que tira partido de soluções práticas – como a permeabilidade da planta para uma melhor fluidez entre os ambientes. Outra boa sacada do layout foi converter a recepção em posições mais versáteis de trabalho, caso das cabines para reuniões informais nomeadas de “Conversa vai Conversa vem”.

Esses workbooths, ou miniescritórios de trabalho individuais e abertos – tendência que veio para ficar no universo corporativo contemporâneo após o isolamento social – foram conceituados como se fossem duas casas conectadas que se apropriam do mobiliário versátil brotado das pranchetas do escritório.  

Nesses nichos, a ideia é poder atender desde um cliente ou fornecedor até mesmo uma reunião interna dos times”, explicam.

Para atender as demandas de criação, elaborou-se um open space que abriga todo o time: uma sala ampla com estações de trabalho para acomodar confortavelmente a todos. Por ali, destacam-se os baffles, solução acústica de desenho linear que permeia e delimita toda a ala – da parede até o teto – e traz contraponto e diálogo interessante com os móveis de design de linhas mais arrojadas especificados para o composé.

O projeto ainda agrega um espaço fechado para assuntos mais privativos, o que atende muito bem as necessidades do sistema de trabalho no formato híbrido adotado na LP+A Arquitetura.

Ainda na área multifuncional, o layout entrega outros meios de trabalho com mobiliário específico para cada tipo de atividade. As mesas altas, por exemplo, foram pensadas para reuniões mais informais ou ainda a tv com suporte especial – sem estar fixada na ambientação – que facilita na hora das apresentações de um projeto para a trupe.

Nesse mesmo local, o colaborador pode acessar duas cabines revestidas com paredes de ecoshape, matéria-prima com tratamento acústico elevado, recomendada nas aplicações que exijam isolamento completo de áreas para conferências ou videochamadas em reuniões privativas.

O design biofílico e a presença do verde integrados aos projetos nunca estiveram tão na ordem do dia no pós-pandemia. A pitada de natureza rouba a cena e invade os interiores da ala comum através de um janelão de vidro – que vai do teto ao chão – onde é possível avistar as copas das árvores.

Desse modo, a ala colaborativa fresh é perfeita para contemplar a luz natural delicada desse pequeno éden particular, que dá a sensação de estar-bem longe do agito da metrópole.

Os profissionais ainda pinçaram frases de dizeres populares para a nomenclatura de sinalização das salas e dos espaços. Nesse sentido, os banheiros se chamam “Colírio para os olhos” e “Sorriso Colgate”, entre outras áreas de nomes divertidos, como o espaço de reuniões “Deitar o verbo” e a sala de amostras “Descascar o abacaxi”.

Para o grand finale, vale ressaltar o design alegre materializado na copa, o ambiente de refeições e happy hours do time. Ainda nessa toada colorida e lúdica, o café recebeu um lambe-lambe divertido que reflete o lifestyle descontraído e alto-astral da equipe, além de uma luminária de contornos arredondados que flerta com a biofilia como cereja do bolo do projeto.

Para atender uma equipe dinâmica e criativa, a nova sede do escritório foi toda projetada para ser um espaço de diversidade para todos os modos de trabalho.

www.lpa.arq.br @lp_mais_a