Projeto de reforma de apartamento de 115m², desenvolvido pelo Studio Elã Arquitetura, valoriza a funcionalidade e individualidade de cada ambiente
O projeto de reforma deste apartamento de 115m², desenvolvido pelo Studio Elã Arquitetura e executado pela LCB Engenharia em 3 meses, seguiu o briefing sucinto, mas com direcionamentos bem claros. O desejo da proprietária era que cada cômodo fosse pensado levando em conta suas individualidades e funções principais – ou seja, o quarto deveria ser somente quarto, deixando a escrivaninha para o escritório e a tv para a sala de tv. Da mesma forma, a varanda deveria ser um espaço aberto e não uma extensão da sala e nem fechada por vidros.
A cliente não gosta de cores fortes, com exceção do azul. Pensando nisso, adotaram uma paleta de cores sóbria, criando uma atmosfera clean e trazendo personalidade com alguns pontos de cor, como o sofá azul da sala, feito especialmente pelo Roberto Benedicto, e as paredes do bar. “O azul é a única cor que ela gosta, e gosta muito!” – comenta Alessandra. O projeto também resolveu questões relacionadas ao espaço de armazenamento com a implementação de muitos armários, desenhados para comportar roupas, malas, itens em geral – e, especialmente, os sapatos da cliente.
Outro desejo da moradora era ter uma cozinha toda branca, com eletrodomésticos em inox. Neste ambiente, optaram por seguir o estilo escandinavo, mais clean, investindo em armários com portas molduradas, puxadores especiais e detalhes madeirados para criar contraste, além do piso hexagonal, que se destaca por conta da transição sutil que faz com o piso de madeira, integrando a sala à cozinha. Esse detalhe traz muito charme e personalidade ao apartamento, e foi executado com muito cuidado e atenção pela equipe da LCB.
Reforma sem quebra-quebra
O maior desafio do projeto, segundo o escritório, foi reformar sem quebrar paredes. A cliente não queria obra pesada, então, a criação do projeto respeitou os ambientes entregues pela construtora. Ainda assim, o apartamento tinha uma boa disposição de cômodos, o que ajudou bastante nesse quesito. As únicas intervenções foram a retirada de uma porta e de metade da parede que fechava a cozinha, e a construção de uma parede no meio da despensa para dividir o ambiente e criar um novo espaço para bar com acesso pela sala, mantendo o acesso à despensa pela lavanderia.
Cozinha integrada
A cozinha foi integrada de forma criativa e interessante ao retirarem a porta e dividirem os ambientes por meio de um piso cerâmico hexagonal que se integra ao piso de madeira e traz charme ao projeto. Além disso, foi feito um módulo de rodinhas que pode ser usado de apoio em qualquer lugar, trazendo maior praticidade e funcionalidade para as atividades na cozinha.
Salas de jantar e TV integradas
As salas de jantar e TV, por serem integradas, exigiram uma atenção estética maior em relação ao sofá, por conta da parte de trás ficar exposta. A peça ficou por conta da tapeçaria Roberto Benedicto e se tornou um dos grandes destaques da sala, junto com o tapete em dois tons de nylon produzidos sob medida pela Sol e Art. Completando a composição clean do ambiente, foi colocado um espelho no fundo da sala de jantar refletindo a TV, e as paredes do bar foram pintadas de azul, de modo que o ambiente e a sala de TV dialogassem entre si e trouxessem unidade para o projeto.
Varanda
Na varanda, foi priorizado o conceito de espaço aberto para criar a sensação de estar fora de casa, com bancos de madeira maciça, futons acquablock específicos para áreas externas, produzidos pela Sol e Art, e árvores frutíferas que atraem pássaros e dão mais vida ao ambiente.
Quarto Clean
No quarto, foi desenhada uma cabeceira para a cama e aplicado papel de parede para aquecer o ambiente e trazer maior sensação de conforto. Além disso, foi colocado um recamier em frente a cama, com baú e gaveta, também feito pela tapeçaria Roberto Benedicto, para armazenar os sapatos da cliente.
Escritório
Por isso, um cômodo inteiro foi dedicado para escritório, com uma grande bancada de madeira apoiada em um gabinete grafite para arquivos e uma poltrona costela para leitura. “Em relação aos detalhes funcionais, gostamos muito da estante com nichos abertos e fechados. Para criar um destaque clean a mais, alguns possuem fundo em madeira” – comenta o Studio Elã.
Quarto de hóspedes
O quarto de hóspedes ficou bastante clean com um sofá cama, otimizando o espaço para os momentos em que não estiver com visitas, e um tapete redondo de nylon 14mm fio Silk superconfortável da Sol e Art, que trouxe muito aconchego ao ambiente.
Iluminação
Quanto a iluminação dos ambientes, a cliente queria que a cozinha fosse bem iluminada: a solução foi implementar uma sanca de ponta a ponta. “Sempre nos preocupamos com luz amarela em ambientes de descontração e luz branca em ambientes de trabalho” – comentam as arquitetas. Na sala de jantar, foi colocado um pendente estético no centro da mesa e a iluminação foi equalizada com luminárias individuais de embutir.
Studio Elã Arquitetura – @ela.arq
Arquitetas: Adriana Yin Kanegae e Alessandra Fuccillo
Contatos
11 9 9173.3542
projeto@elaarq.com
www.studioelaarq.com
www.facebook.com/studioelaarquitetura
www.instagram.com/ela.arq