05/07/2016 — Texto: Tiana Ribeiro | Fotos: Divulgação

"Imensidão vazia, quente e árida. Lugar inóspito. Era o que vinha à minha cabeça quando ouvia a palavra ‘deserto’. Até ser convidada para conhecer o Tierra Atacama Hotel & Spa, na cidade de San Pedro de Atacama, ao norte do Chile. Com arquitetura exuberante, mescla harmoniosamente a cultura do vilarejo onde se localiza com modernidade e conforto, capaz de nos abraçar, acalentar, após cada retorno de nossas explorações pelo deserto. Um verdadeiro oásis!"

Matias Gonzáles e Rodrigo Searte são os responsáveis pela arquitetura e o design de interiores. Os jardins também fazem parte do projeto do Tierra Atacama, projetados pela renomada paisagista chilena Teresa Moller. Espécies nativas ganharam uma área específica para cultivo, bem como novas espécies que se adaptam ao clima do deserto.

A decoração, de extremo bom gosto, respeita a cultura local para preservar a história e tradição dos antigos habitantes da região e conferir um clima ainda mais chileno às suas dependências. É casualmente elegante em estilo neo-minimalista.

O Tierra Atacama alia sofisticação e aconchego. Com 32 apartamentos, todos com varanda e vista para o belo vulcão Licancabur, funciona em sistema all inclusive e possui jacuzzi, piscinas, biblioteca, bar e restaurante, que, aliás, serve alta gastronomia e excelente vinho da casa. Oferece ainda os tratamentos terapêuticos do UMA Spa.

Como reconhecimento por sua excelência, foi eleito o melhor Spa Resort do Chile pela World Travel Awards, premiação considerada o Oscar do turismo, com cerca de 790 mil votos de mais de 170 países.

Todos os móveis e têxteis foram desenhados especialmente para o hotel e fabricados com materiais naturais de região, como a madeira de altiplano, que é muito dura e resistente ao ar seco, as mantas e xales feitos com a lã de lhamas e alpacas, em cores naturais e usando o conhecimento das mulheres do povoado, trabalhando com seus teares. As esculturas são de pedra de Toconao, feitas por artesãos desse povoado. Contrapondo a rusticidade, foram usados materiais modernos como vidro e painéis de ferro oxidado, evitando o concreto e outros materiais que requerem um alto uso de água.

O hotel foi um dos primeiros a utilizar o grande potencial de luz solar do deserto ao investir num sistema de painéis solares. Em horários de pico, até 50% da demanda de eletricidade do hotel é suprida pelo sistema híbrido de energia. Um poço artesiano de 75 metros de profundidade supre o abastecimento de água e conta com sistema de reciclagem e reaproveitamento de cada gota! Em todo o seu entorno, há plantações de verduras, ervas, leguminosas e flores comestíveis, que são usados no restaurante. Além disso, os funcionários são habitantes da região, devidamente treinados e qualificados.

Além de todo o conforto e comodidade, a exploração pelo deserto torna-se um grande atrativo do hotel. São diversos roteiros, todos acompanhados por guias experientes.Dentre eles, destaco quatro, imperdíveis: ver o sol nascer nos Gêiseres del Tatio, a uma altitude de 5.208 metros acima do nível do mar, e temperatura que chega a menos 20ºC durante a madrugada – um campo geotérmico, por onde afloram colunas de vapor de água de mais de 12 metros de altura, saindo de vários poços de água fervendo. Um espetáculo! Em alguns pontos, formam-se piscinas que convidam os turistas para um banho!

Destaco também a Laguna Chaxa, situada na Reserva Nacional dos Flamencos, com formações salinas na superfície, flamingos em seu habitat e um impressionante pôr-do-sol.

O terceiro da lista é o trekking da lua cheia, durante a noite, entre dunas do Valle de la Muerte e Valle de la Luna, tendo só lua e estrelas nos iluminando – longe de tudo e de todos, silêncio total e uma incrível sensação de paz! Finalizo com chave de ouro com as Lagunas Miscanti y Miñiques, onde foi servido o nosso almoço de despedida, com vista para a majestosa paisagem. Para se chegar ao Tierra Atacama, há voos diários pela Sky Airline, partindo de Guarulhos até Santiago e de Santiago para Calama. Depois, o traslado até o hotel leva por volta de 2 horas.

Tierra Atacama é eleito o melhor Spa Resort do Chile

O hotel Tierra Atacama, localizado no deserto de Atacama, acaba de conquistar o conceituado prêmio World Travel Awards 2016 como melhor Spa Resort do Chile. A votação teve como juízes profissionais do trade de turismo de todo o mundo e seu objetivo é reconhecer a excelência dos empreendimentos hoteleiros.

www.tierraatacama.com

www.skyairline.com