16/06/2017 — Texto: Divulgação | Fotos: Edgard Cesar

Casa Fernanda, projeto do escritório 1:1 arquitetura:design, é uma casa linear, com soluções claras.

O percurso é continuo, através de uma galeria de circulação que conecta a porta de entrada até a piscina de fundo, sem intervenções, no caminho temos do lado esquerdo as portas de acesso aos quartos e lavabo e do lado direito umas portas de correr de vidro, que fazem o papel de painéis, mostrando assim a integração com o paisagismo, o por do sol e visuais livres do entorno.

A garagem esta feita num volume exterior, virtual, feito em cobogó e sem portas, deixando assim os carros num abrigo relativo. A casa é de materiais honestos, com concreto aparente, vidro e cobogó.

A solução volumétrica é clara, são dois planos, um do piso que é suspenso do chão e outro do teto, linear. A porta de entrada mostra um volume maior, que da hierarquia à fachada e esconde as instalações técnicas, como caixa de agua e maquinas de ar condicionado.

Na lateral, a casa mostrasse aberta, toda em vidro e portas que permitem o usuário controlar a conexão com o exterior. Esta casa privilegia o conforto térmico, iluminação natural, ventilação cruzada, ambas claramente identificadas na solução formal.

A piscina marca o final do percurso, ela é de um tamanho reduzido, tal como a família que habita à casa. Um casal feliz e um cachorro.

Quanto ao design interior, é também austero, solucionando as atividades sociais num espaço só, que condensa a sala de estar, que por sua vez é sala de TV, com jantar e a cozinha aberta. Todo o mobiliário é assinado pelo Estúdio Bola, um nome importante no design brasileiro.

www.umaum-arquitetura.com