O projeto prezou pela conexão das áreas sociais e a combinação de elementos modernos que deram uma cara nova ao imóvel

Ao lidar com uma planta de imóvel inadequada, onde os espaços são limitados ou mal distribuídos, o conceito da integração de ambientes tende a ser uma resposta viável e eficaz para entregar uma maior usabilidade e melhor aproveitamento do imóvel. Neste projeto executado pelo escritório PB Arquitetura, o layout conectado da área social foi a solução principal que os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino recorreram para transformar o apartamento de 110 m2 de um jovem casal com dois filhos pets. O resultado impressionou os moradores em função da arquitetura de interiores mais moderna e, ao mesmo tempo, delicada.

Embora bastante em evidência, a integração ainda gera dúvidas. Mas sempre pontuamos aos nossos clientes que ela consiste em uma abordagem arquitetônica que reduz as barreiras físicas entre os cômodos e, ao mesmo tempo, entrega fluidez e um layout repleto de assimetrias. Em especial neste imóvel, conquistamos uma área social que dialoga com a sala de jantar e a cozinha, além de abrirmos bastante espaço para a luz natural”, contam o casal de profissionais. Acompanhe todos os detalhes:

Sala de televisão

Combinando mobiliário e revestimentos, a sala de TV é fruto de escolhas pensadas a partir da rotina e perfil do casal. A madeira domina grande parte do espaço e oferece calor e aconchego, sendo uma solução interessante em seus diversos usos, como o painel ripado que, além de revestir as paredes, mimetizou as aberturas dos armários que guardam casacos, bolsas e demais pertences quando os moradores chegam da rua. Como pano de fundo para a instalação da televisão, os brises verticais fazem as vezes de ‘painel’ e se complementam com a aparência leve do rack embutido que acomodou cabos e equipamentos, além de contribuir para a ventilação por meio das suas frestas.

Para reforçar o acolhimento, a dupla de profissionais adotou uma paleta suave com tecidos claros com texturas discretas. “O segredo está em sempre escolher um ponto de destaque para receber uma cor mais forte e trazer vigor ao ambiente, como a poltrona verde que se destaca no espaço e imprime uma bossa moderna. Adoramos essa harmonia conquistada”, ressalta Priscila.

Sala de jantar e Cozinha

Integrada principalmente à cozinha, a sala de jantar ressalta o charme com parede verde feita a partir de espécies preservadas. A mesa retangular e as seis cadeiras seguem a pegada das cores da sala de televisão, mesclando tons claros e terrosos. Sobre a mesa, o pendente de anéis designa contemporaneidade e movimento por meio de seu formato circular.

O jardim vertical, produzido pelo Bananeira Garden, foi posicionado em um local estratégico, de modo que é apreciado de vários pontos da área social. “Escolhemos as preservadas que, além de vida e frescor ao apartamento, facilitam os cuidados e manutenção”, destaca Bernardo.

A cozinha desse projeto é com certeza o coração do apê, uma vez que consegue reunir toda a família e promover a interação do jeito que os moradores desejavam, assim como a ilha. Toda a marcenaria planejada em cinza, e sem puxadores aparentes, é repleta de soluções de armazenagem de louças e mantimentos.

Todos os cantinhos foram aproveitados, sem abrir mão da torre quente. Afinal, poder circular entre a área úmida e os eletrodomésticos com facilidade é um ponto alto em cozinhas planejadas. O filtro de barro adiciona um ar de memória afetiva que toca o coração”, compartilha Priscila.

Para o projeto luminotécnico, Bernardo ressalta que ele e Priscila levaram em conta as diversas funcionalidades e situações vivenciadas pelos moradores. “Os pendentes metálicos pretos e minimalistas propiciam uma luz direta para a bancada em ilha, que serve de apoio para manusear os alimentos. As fitas slim destacam o décor e os materiais com elegância e o rasgo de luz acompanha o layout e entrega uma iluminação super prática”, diz.

Lavanderia

Em um espaço reservado, os arquitetos planejaram uma lavanderia com soluções que simplificam as atividades do dia a dia. Por isso, o espaço é todo revestido de azulejos cinza, no estilo subway tiles, que são resistentes e de fácil limpeza, além de um armário para guardar objetos e produtos de limpeza. Mas o destaque vai para o varal moderno com um sistema de varetas individuais, facilitando muito o trabalho na hora de estender as roupas.

Suíte

No quarto principal, os arquitetos priorizaram a comodidade de resolverem o layout entrecortado da planta original. Para ousar um pouco nas tonalidades, dispuseram uma parede adornada de papel de parede, em arabescos, que tornou o décor delicado, discreto e com pitadas de romantismo que caem bem nesse tipo de ambiente. “Subimos uma cabeceira amadeirada que acompanha toda a extensão da parede e, próximo da cama, inserimos nichos laterais embutidos que receberam os objetos decorativos”, adicionam Priscila e Bernardo.

Expandindo o perfil decorativo e organizado, as cabeceiras foram pensadas para serem largas e parte da gatificação propícia para o bem-estar dos felinos. No quesito iluminação, as fitas de led promovem a luz indireta na cabeceira da cama, que valoriza ainda mais os detalhes do papel de parede e os nichos aclarados com pontos de luz individual. A penteadeira também possui o próprio led especial que deixa o mobiliário muito  mais utilitário.

No banheiro do casal, o pedido foi um box com duas duchas e um super nicho que acomoda produtos de higiene. A bancada de quartzo se encaixou super bem na estética clean do espaço e foi completada pela cuba de encaixe generosa e as prateleiras laterais.

Quarto de hóspedes/Home office

Explorando ao máximo esse ambiente multifuncional, o quarto de hóspedes também é dedicado ao home office, uma necessidade fundamental. “Investimos em uma decoração versátil, com uma combinação de tons contrastantes, que agradam uma ampla gama de pessoas que utilizam o espaço”, pontuam os arquitetos do PB Arquitetura.

PB Arquitetura – www.pbarquitetura.com.br@pbarquiteturanoinsta