15/11/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: Marcelo Donadussi

Na zona sul de Porto Alegre existem ruas que terminam no Rio Guaíba, gerando espaços urbanos residuais, conhecidos como portais. Estes lugares foram criados com a intenção de mudar a forma como a população se relaciona com o rio, mas precisavam ser revitalizados

A ideia de revitalização do espaço saiu do papel e se tornou realidade através do escritório KS arquitetos, responsável pela obra, e também pelas mãos do artista Marcelo Pax, que realizou a intervenção nos muros do local.

O primeiro dos portais a ser revitalizado foi o Portal Dona Irena, que surgiu da ideia de um empresário que residiu naquela rua na infância e hoje tem sua empresa ali. Este portal recebe eventos de rua com milhares de pessoas e já foi palco de grandes nomes da cena musical gaúcha, além de gastronomia e moda que fomentam a economia da região.

O portal Dona Irena está localizado na Rua Dr. Armando Barbedo, no bairro Tristeza, e além de receber eventos, é um espaço de contemplação e refúgio da movimentação da cidade que acontece nos seus arredores. Com um ar mais acolhedor, o espaço convida os frequentadores a apreciar a paisagem e a relaxar entre as árvores.

O final da via costumava ser uma área degrada e sem uso, mas hoje, conta com espaços de estar, equipamentos de ginástica e alongamento e uma arquibancada que fica na beira do rio e é muito usada pelos frequentadores para contemplar o pôr do sol.

A escolha dos materiais se deu pelo baixo custo, facilidade na execução, pouca manutenção e durabilidade. O desenho do piso de concreto possui uma linguagem geométrica e foi executado de forma a facilitar o escoamento da água em momentos de cheia do rio. A arquibancada é de pedra ferro, muito presente nas contenções das edificações que margeiam o Guaíba. Os bancos são em concreto moldado in loco e os outros equipamentos foram executados em aço galvanizado.

Após a intervenção, o Portal Dona Irena se tornou uma referência de espaço urbano em Porto Alegre, além de ser um lugar de confluência para aqueles que buscam um contato mais próximo com o Guaíba.

Para saber mais, acesse: www.ksarquitetos.com.br