O home office está separado pela divisória de vidro fumê, ocupando o lugar do corredor na planta original, em Moscou – Russia
Projetamos este interior para um jovem que gosta de cultura e música modernas. Era importante criar um interior personalizado para um morador onde os objetos de arte se encaixassem perfeitamente, além de encontrar um local para um home office porque o cliente planeja gravar vídeos em seu canal no Youtube.
Fizemos um projeto de design e concluímos o interior. Fizemos o orçamento e fixamos o preço para a conclusão na fase de projeto, portanto o preço não foi alterado durante o processo de reparo. Desenhamos os móveis do armário especialmente para este apartamento. Praticamente não havia divisórias, então transformamos o espaço drasticamente: dividimos a sala, retiramos o banheiro social que ficava na área operacional do hall e criamos um banheiro adicional e um home office no lugar do corredor.
As duas cores principais no interior são bege e preto. O apartamento está dividido em “blocos” graças às peças de mobiliário e acabamentos. Na entrada, um bloco claro formado pelas paredes do hall, guarda-roupa e armários de coluna da cozinha. O grés porcelânico escuro continua nas fachadas de grafite do segundo guarda-roupa. Colocamos dois grandes espelhos e um console com retroiluminação no corredor. Os corpos dos armários são pretos, mas com iluminação automática quando abertos para facilitar a localização de um item. Este retroiluminado é colocado não apenas acima das hastes suspensas, mas também acima das prateleiras profundas para sapatos.
O outro bloco escuro é uma cozinha. Escolhemos o grés porcelânico de grande formato a parede. Encontramos uma solução não tradicional para o acabamento das fachadas dos módulos superiores: as fachadas repetem a textura do metal e refletem a luz como o metal, mas são feitas de MDF e cobertas por esmalte especial à base de pó metálico. Para o bloco de módulos superiores com aparência de monolito, combinamos as fachadas e as partes laterais decorativas em um ângulo de 45°.
Sob o fogão, que também funciona como micro-ondas, atrás da fachada, há um sistema retrátil de canto que suporta até 17 quilos de carga, fácil de abrir e fechar. Optamos por apoiar a brutalidade do interior na mesa de jantar com acabamento em microconcreto e incluímos as cadeiras MDF Italia em couro brilhante.
A mesa de centro original, formada por círculos lacônicos com a luz de fundo no topo lado a lado com o sofá cinza profundo, está em ressonância com as luminárias pendentes redondas Vibia, colocadas sobre a mesa de jantar.
Na parede sala-cozinha, montamos um painel esmaltado para a TV e colocamos um espelho que reflete a luz natural da janela do lado direito. Fizemos um home office separado do restante do cômodo pela divisória de vidro fumê no lugar do corredor projetado pela incorporadora. Penduramos as cortinas para criar uma atmosfera mais intimista.
Fizemos um sistema de ventilação adicional para que o cliente pudesse trabalhar em home office, mesmo com as portas fechadas. No nicho sob as cortinas, fizemos um retroiluminado RGB: como o cliente está prestes a se tornar um blogueiro do Youtube, a luz da moda será uma boa opção.
Projetamos e produzimos uma mesa suspensa para home office. É grande e sólido, mas parece leve como uma folha de papel por causa da borda chanfrada. À esquerda da mesa estão os módulos para guardar documentos e livros. Acima da mesa, há uma miniluminária móvel que pode ser regulada e direcionada para o local desejado. Também sob os módulos baixos, há um retroiluminado que se acende com o deslize.
Projetamos um lavabo no lugar do antigo corredor. Uma solução legítima já que o espaço está separado por uma divisória com uma coluna onde foi embutida a máquina de lavar com secadora, bem como um local para o ferro e a tábua de passar. Esse lavabo tem acabamento em porcelanato com textura de concreto, além de um espelho radial, que dá a sensação da paisagem lunar.
No quarto, a cama foi posicionada de forma que, pela janela, fosse possível ver o parque e a cidade e o raio de sol do pôr do sol incidisse na cabeceira da cama. Luzes RGB e retroiluminadas ao longo do teto tornam possível regular a sua cor e intensidade com o controle remoto.
Este apartamento não tem closet separado. Em vez disso, colocamos um guarda-roupa de destaque para roupas e acessórios no quarto. Atrás das fachadas de vidro, nas prateleiras, há retroiluminação RGB. É possível guardar sapatos, acessórios e peças de decoração atrás das fachadas transparentes. No interior, há lugares para roupas e um espelho no lado oposto da fachada. Este armário tornou-se um substituto decente para o closet.
O quarto precisava de mais um armário, então colocamos um nicho, que praticamente imita a parede. A luz de fundo RGB é definida atrás da alça de perfil embutida. No armário, existem cestos de roupa escondidos. Já para o banheiro, escolhemos o grés porcelânico brilhante para a parede em frente à entrada e também nas fachadas dos móveis. Fizemos prateleiras e encaixes atrás das fachadas e colocamos o mesmo espelho redondo do banheiro de hóspedes. Produzimos uma pia em pedra quartzo especialmente para este banheiro. O banheiro parece um bloco monolítico graças ao acabamento em grés porcelânico. A torneira da banheira está embutida na sua estrutura.
Arquitetura: Alexander Tischler – www.atischler.ru – @atischler