15/11/2021 — Texto: dc33 Comunicação | Fotos: Bicubico

Em Ubatuba, arquiteto Cezar Scarpato projeta pousada pé na areia, que une brasilidade e sustentabilidade em sua concepção: a Villa Sapê

Soluções para o aproveitamento da água, eficiência energética, valorização das áreas externas e emprego de materiais naturais nas instalações para os hóspedes garantiram o aconchego para a Villa Sapê, refúgio à beira-mar no litoral norte (SP).

A pousada Villa Sapê tem 700 m² construídos em um terreno próximo da Praia da Lagoinha, em Ubatuba. Projetada pelo arquiteto e paisagista Cezar Scarpato, à frente do escritório Scarpato Arquitetura Paisagística, ela foi idealizada para favorecer ao máximo a integração entre áreas internas e externas, valorizando a experiência ao ar livre em meio a natureza. “Todo o projeto prioriza soluções e técnicas sustentáveis e de baixo impacto ambiental, que resultaram em uma pousada rústica e extremamente aconchegante”, afirma o profissional.

Localizada na cidade litorânea brasileira com maior área de Mata Atlântica preservada, a Villa Sapê foi idealizada como um recanto para relaxar e se reconectar com a natureza, com implantação das áreas de lazer que fizeram proveito do visual de coqueiros e árvores existentes do entorno, como se projetados para o novo paisagismo. “O aproveitamento inteligente de elementos existentes é uma estratégia que reduz bastante o uso e descarte de materiais, valorizando também a beleza local“, diz Scarpato.

Como não poderia deixar de ser, a área de lazer externa da pousada é um de seus maiores atrativos. Visando o uso consciente da madeira, os perfis tiveram as mínimas dimensões estruturais necessárias e foram posicionados para o maior efeito estético e menor periodicidade de manutenção. Um dos destaques é a piscina com borda infinita que se alinha ao mar, além do jardim interno que se estende até a vegetação da praia, em uma unidade harmônica.

A pousada tornou-se um exemplo de arquitetura tipicamente brasileira que alia o design contemporâneo à sustentabilidade, com técnicas de eficiência energética, aproveitamento de materiais e reuso de água da chuva. “Para complementar o projeto, a Villa Sapê em breve receberá placas de energia solar para atender a todas as suas necessidades“, afirma o arquiteto e paisagista. Tudo é rústico e cheio de brasilidade – até mesmo o restaurante Bar.co segue o mesmo conceito, valorizando a gastronomia local, com seus peixes e frutos do mar.

Com 14 suítes e design contemporâneo que une o rústico ao luxo, a pousada boutique mantém seu aconchego nos interiores. Os quartos priorizam os materiais naturais e contam com poucos mobiliários, mantendo a simplicidade acolhedora de toda a pousada. São três pequenos edifícios que se distribuem pelo terreno, com temáticas que exploram a história e geografia deslumbrante de Ubatuba. “Para homenagear nossa cultura e toda a riqueza de nossa terra, destacamos os materiais naturais, que aparecem tanto nos mobiliários quanto nos elementos decorativos. A paleta de cores clara faz do espaço bem iluminado e refrescante“, conta Scarpato.

Como não podia deixar de ser, o clima praiano da região também serviu de inspiração para os quartos da pousada, além da cultura vibrante os povos nativos da Terra Brasilis. “A atmosfera rústica e integrada com a natureza se mantém, em um décor que preza por poucos excessos, valorizando a essência“, finaliza o profissional.

Pousada Villa Sapê

Rua Marginal, 341 Praia do Sapê – Ubatuba, SP

(12) 3843-3016

www.villasape.com.br  –  @villasape

 

Projeto arquitetônico e Paisagístico

Scarpato Arquitetura Paisagística  – www.scarpato.arq.br  –  @scarpato_arq