01/11/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: TI Comunicações

Há quase 20 anos, o Earth Lodge abria suas portas e, junto com ele, tinha início uma nova era no que diz respeito ao design e arquitetura dos hotéis de safári sul-africanos

Um dos quatro lodges do Sabi Sabi Private Game Reserve, localizado em reserva adjacente ao grandioso Kruger National Park, o Earth Lodge já ganhou uma série de prêmios e títulos que o consagram como exemplo de sustentabilidade e luxo em meio à savana, entre eles o de National Geographic’s Unique Lodges of the World. Depois de passar por uma renovação nos últimos meses, suas suítes estão de cara nova e o que já era único se tornou ainda mais especial.

Uma verdadeira obra de arte da arquitetura, o propósito do Earth Lodge sempre foi o de se integrar organicamente à natureza que o cerca, permitindo aos hóspedes uma conexão sem igual com a savana sul-africana e valorizando práticas sustentáveis. Entre elas, a conservação da natureza local e o respeito aos animais, o impacto positivo gerado nas comunidades adjacentes ao lodge, das quais vem boa parte do staff e onde o hotel realiza vários projetos de capacitação em diferentes áreas, além de pequenas práticas que fazem toda a diferença, como a utilização na cozinha de ingredientes produzidos por fornecedores locais, a escolha por luzes de led que consomem menos energia, e pelo gás de cozinha, ao invés de eletricidade.

A proposta de integração ao meio ambiente permanece, estando agora ainda mais presente na decoração das suítes, através da utilização de materiais, texturas, contrastes e objetos de design selecionados cuidadosamente para fazer referência e estar em harmonia com a natureza. No lobby de entrada da suíte, por exemplo, compõe o ambiente um armário de bebidas personalizado e uma mesa de trabalho em madeira, junto a obras de arte originais nas quais estão representadas a fauna e a flora local.

Depois de passar pelo lobby, chega-se à área principal do quarto, onde chama atenção sobre a cabeceira da cama a explosão de pássaros de metal artesanais, que é emoldurada por um delicado mosquiteiro drapeado. Logo em frente, encontra-se um lounge com sofás repletos de almofadas macias e aveludadas, espaço ideal para um momento de relaxamento. As duas mesas de centro são feitas de aço esculpido e, além de imitar as curvas da região, adicionam um toque africano contemporâneo ao espaço. Toda a área é circundada por portas de correr de vidro que foram ampliadas, de modo que os hóspedes podem observar a savana a todo momento e se sentir de fato integrados a ela.

O banheiro incorpora elegância, sofisticação e luxo com o uso de mármore liso e pedra polida, em contraste com a rústica textura de terra das paredes.

Uma das áreas mais impressionantes da suíte é sem dúvidas o terraço. Com uma enorme piscina privativa, é ideal para sentar nos sofás – que tem ao lado cadeiras de couro e uma mesa de café de madeira Zambebi -, relaxar sob os ventiladores que giram preguiçosamente, e observar as atividades dos animais na natureza ao redor, contemplando a vida selvagem com muito luxo e privacidade.

Além de tudo que é possível desfrutar nas suítes, a experiência no Earth Lodge fica ainda mais completa, é claro, com as saídas para safáris duas vezes ao dia, os tratamentos relaxantes e rejuvenescedores do Amani Spa, a possibilidade de se exercitar em uma academia com vista para a savana e, por último, mas definitivamente não menos importante, a gastronomia de dar água na boca, que une a tradição local à culinária internacional, utilizando sempre ingredientes frescos da estação.

As novas suítes, assim como toda a estadia no Sabi Sabi, buscam levar aos hóspedes uma experiência única e inspiradora, de relaxamento e contato sem igual com a natureza. O Sabi Sabi celebra 40 anos promovendo um turismo de luxo sustentável, e o Earth Lodge, 20 anos como um hotel de safári a frente de seu tempo.

Para saber mais, acesse: www.sabisabi.com