05/11/2016 — Texto: BrandChoice | Fotos: Nelson Garrido

Situado numa das ruas mais antigas e centrais de Guimarães, o Santa Luzia ArtHotel é o resultado da reconstrução de uma antiga casa senhorial do século XIX.

Sob o lema “Inspirado pela Arte. No coração de Guimarães”, o Santa Luzia ArtHotel é a unidade hoteleira mais recente na cidade berço de Guimarães. Mais do que um hotel tradicional, este é um espaço que quer ser referência cultural e ponto de encontro entre os vimaranenses e os visitantes da região. Abriu as portas no início deste ano, encontrando-se ainda em regime de soft-opening.

Situado numa das ruas mais antigas e centrais de Guimarães, Patrimônio Mundial da UNESCO, o Santa Luzia ArtHotel é o resultado da reconstrução de uma antiga casa senhorial do século XIX. “O Santa Luzia ArtHotel pretende ser um espaço de convívio que pretende recriar o ambiente dos antigos “Grand Hotel” dos anos 20 e 30, em que os hotéis predominavam como espaços culturais e de encontro da sociedade”, explica Pedro Mendes, diretor-comercial.

A arquitetura deste espaço alia a modernidade com a tradição. O conceito baseado na utilização de materiais locais – a pedra e a madeira – conferem ao hotel uma característica distinta e que o distancia do aspecto habitual de um hotel. “Estamos assim num espaço com todos os serviços, mas sem ter a sensação de estar num hotel”, salienta Pedro Mendes.

O escritório Cerejeira Fontes Arquitectos (vencedores do Prêmio Internacional de Arquitetura ArchDaily de 2011 para Melhor Edifício Religioso) e a decoradora Teresa Mendanha utilizaram madeiras e tons neutros nas paredes. Apostaram em registros de cor e ligações discretas à arquitetura e design da cidade, como o Bordado de Guimarães ou o ferro forjado das varandas. Nas áreas comuns abundam os recantos com muitos quadros e mobiliário moderno, com misturas de cores e formatos que lhe conferem um tom informal e de casa de família.

Com 99 quartos (23 Prestige e 4 suites Duplex) o Santa Luzia ArtHotel tem wireless gratuito em todo o hotel, uma biblioteca, piscina exterior e Bar no rooftop, Spa com piscina, Jacuzzi, banho turco, sala de relaxamento, tratamentos e ginásio. Dispõe ainda de sala para reuniões e eventos, um Bar, ideal para momentos de descontração e lazer, e um Restaurante onde se pode degustar o melhor da cozinha mediterrânea.

“Pretendemos agradar a todos os públicos e queremos ser o mais inclusivos possível, incorporando desde o segmento corporate ao lazer. Procuramos ter sempre resposta e manter uma diretriz de serviço de elevada qualidade”, remata Pedro Mendes.

www.santaluziaarthotel.com