27/11/2020 — Texto e Fotos: Ivo Tavares Studio 

O restaurante Clube de Vela Costa Nova está com ares modernos em uma fachada cheia de história e vista para o espelho d'água e para o céu

O Clube de Vela da Costa Nova, em Ílhavo – Portugal, um dos mais antigos clubes náuticos da zona do estuário da Ria de Aveiro, existe há 26 anos com uma histórica fachada em risquinhas vermelhas e azuis, dando cor e fama à Costa Nova.

Um projeto de requalificação de seu restaurante, a cargo do arquiteto José Ferreira, do escritório Ferreira Arquitectos, privilegiou a paisagem do canal de Mira e do céu,  através de janelas em todas as paredes e em partes do teto. A madeira entrou como elemento central da decoração, afinal, esta é a terra dos palheiros.





O restaurante conta com três espaços principais: o restaurante, o bar dos sócios e a esplanada. Para cada um destes espaços, existia um público específico, com preferências e tradições diferentes, o que provocou o grande desafio deste projeto. Pretendia-se renovar um espaço danificado pela passagem do tempo e, simultaneamente, manter o espaço reconhecível do “antigo”, respeitando as memórias e o seu valor, ainda relevante para todos os membros do Clube dos Sócios.

Assim, manteve-se a madeira como o pano de fundo do típico palheiro da Costa Nova, de modo a enraizar essa memória, no entanto, sempre utilizada aliada ao moderno e às tecnologias, como por exemplo, nas peças de madeira retro iluminadas, de modo a criar um ambiente único e confortável.

“Em termos da morfologia do espaço, era claro que a excessiva divisão do mesmo prejudicava a fluência do percurso, e então, decidimos criar um único balcão, sendo que este mantinha, ainda que sublime, a divisão entre o restaurante e o bar dos sócios”, diz o arquiteto.

No restaurante, decidimos aproveitar a vista posterior sob a ria, através de grandes vãos com uma expressão minimalista, de modo a manter uma visão panorâmica mais limpa. E a cozinha, agora ampliada, permitia ao utente um acompanhamento dos trabalhos e das condições da mesma.





Conheça outros trabalhos do arquiteto José Ferreira em www.ferreira-arquitetos.pt. E também conheça outros trabalhos do fotógrafo Ivo Tavares em www.ivotavares.net