16/12/2017 — Texto: PRESSTO | Fotos: Divulgação

Pronto para as férias natalinas? Sugerimos alguns passeios para você desfrutar na República Tcheca. Confira abaixo.

Viagem natalina ao século passado

Faça uma viagem natalina ao século passado! No Museu Valašsko ao Ar Livre, em Rožnov pod Radhoštěm, os colaboradores transformam-se em donas de casa, professores, artesãos, ou se vestem de São Nicolau e também de diabos. Você verá casas rústicas decoradas, e em cada uma delas, atividades diferentes – desde a preparação de chocolate e de bolinhos de copo, até bordados ou a moldagem de velas de cera. A sua visita culminará com um encontro na Casa de Miloň, aonde será relembrada a Natividade e a Ceia da Noite Feliz típicas da região de Valašsko. Anualmente, no dia 13 de dezembro é inaugurado o tradicional Mercado Natalino da singela Vila de Rožnov pod Radhoštěm.

Natividade medieval no castelo

Desfrute da Natividade de maneira original. Você conhecerá os mistérios da Natividade Medieval durante visita noturna a luz de velas. Este ano (2017), o evento terá lugar no terceiro sábado do Advento, em antigo, silencioso e tenebroso castelo, iluminado somente por luz de velas. O lendário ambiente misterioso será revivido no dia 13 de dezembro, no castelo Rabí de Šumava, no qual serão organizadas as visitas noturnas a luz de velas. Você terá a oportunidade única de ver o castelo iluminado somente com chamas, e de conhecer a forma como era celebrada a Natividade nos tempos medievais. Após a visita, você poderá aquecer junto a uma das fogueiras que arderão no pátio, saborear chá ou vinho quente e, na antiga cavalariça, apreciar música medieval interpretada pela Orquestra Gutta. Com 60 minutos de duração, as visitas acontecerão das 16 às 22 horas.

Merece a tua atenção também o Castelo de Kašperk, que pode ser visitado em dezembro – consulta prévia por telefone. No período das festas natalinas, as portas do castelo de Kašperk serão abertas a todos os visitantes. Visitas especiais, com programas, acontecerão de 28 de dezembro a 01 de janeiro de 2018.

O castelo de Karlštejn oferece muitíssimas e interessantes atividades natalinas no marco do Advento de Karlštejn. No dia 21 de dezembro, ao pé do castelo, será inaugurado grande mercado histórico, e nele será possível comprar brinquedos, objetos decorativos feitos por escultores e joalheiros; peças para decorações de Natal, contas de cristal, grinaldas do Advento e muitos outros itens. Vale ressaltar que os doces típicos e o vinho de Karlštejn não faltarão. O dia culminará às 17 horas, ao som da Missa de Natal Tcheca, do compositor Jan Jakub Ryba. A belíssima peça musical será cantada no castelo, no Salão dos Cavaleiros do Palácio Imperial.

Advento no centro de Praga

Durante o maravilhoso tempo da Natividade, milhares de luzes coloridas iluminarão as ruas e as praças de Praga. Na Praça da Cidade Antiga, o Mercado de Natal será inaugurado no dia 29 de novembro – quando serão acesas as luzes da Árvore de Natal. Os postos de vendas estarão abertos diariamente, das 10 às 22 horas, até o dia 01 de janeiro de 2018. Como ocorreu nas edições anteriores, neste ano será possível comprar peças da decoração tcheca tradicional, e não faltarão velas, bijuterias e outros artigos; e saborear bolos e guloseimas natalinas.

Outros mercados terão lugar na Praça de Venceslau; na Praça Náměstí Republiky (Praça da República); e na Praça Náměstí Míru (Praça da Paz) – lugares que são famosos por sua atmosfera local.

O que pode moldar o autêntico ambiente de Natal que não seja a música esplêndida?

Além do Teatro Nacional – o Rudolfinum, há outros lugares tradicionais nos quais você poderá se deleitar ouvindo música. No período natalino, ao cair da tarde, em muitas das igrejas praguenses haverá concertos com interpretações de músicas de Natal. Entre as igrejas mais renomadas está a de São Salvador, a qual, durante os períodos do Advento e do Natal oferece concertos de órgão, a Missa Tcheca de Natal e o Concerto da Noite. Em 25 de dezembro, Dia da Celebração da Natividade, você poderá visitar a igreja de São Simão e São Judas, para ouvir a Missa Tcheca de Natal, obra do compositor Jakub Jan Ryba.

Seguramente, uma excepcional experiência para toda a família será a visita a uma cena clássica de presépio, que tem em Tchéquia uma tradição centenária. Um dos presépios praguenses mais conhecidos é o barroco, exibido anualmente no bairro de Hradčany, na igreja de Nossa Senhora dos Anjos, vizinha à igreja de Nossa Senhora de Loreto. De 25 a 30 de dezembro será possível visitar o presépio, no horário das 10 às 17 horas; e no Dia de São Silvestre, até às 15 horas. Sem dúvida, seria uma lástima fazer apenas esta visita. Você poderá visitar a igreja de Nossa Senhora de Loreto diariamente, das 09 às 16h30min, exceto às segundas-feiras. Na Sala do Tesouro você poderá admirar a coleção das doações dos séculos 17 e 18, cálices e a Custódia de Diamantes, com nada menos do que 6.222 diamantes.

No Museu da ponte de Carlos são exibidas excepcionais cenas da Natividade, entre elas, o presépio dos peixes do Rio Moldava. A grande atração é um aquário de 200 litros, com barracas ao vivo, cena que cria a ilusão de ótica do fundo do Rio Moldava. Em torno do aquário é interpretada a cena do nascimento de Nosso Senhor, com figuras em tamanho natural, esculpidas em madeira de tília. As figuras humanizadas representam a fauna dos lagos e rios da Boêmia.

www.czechtourism.com