02/02/2018 — Texto: MAPA Comunicação Integrada | Fotos: Divulgação

Ölüdeniz é um balneário cercado por montanhas que encanta com sua beleza natural.

Ölüdeniz significa “mar morto”, mas diferentemente do grande lago que fica no oriente médio, seu nome não tem nada a ver com a concentração de sal. A principal característica da água é sua calmaria. Mesmo em tempos de ventos e chuva, a água continua serena, tornando-se propícia para o banho e a prática de esportes aquáticos.

O balneário de Ölüdeniz está localizado a 800 km da Istambul e está situado em área de proteção ambiental, banhado pelo Mediterrâneo. A água azul e cristalina, e a areia branca, atraem turistas do mundo todo nesta região, onde encontra-se a montanha Babba Dagi que mede quase 2.000 metros de altura. É dessa montanha que saem os voos de paraglider, uma espécie de para-quedas que permite mais controle e tempo no ar. Os voos duram em média 20 a 40 minutos. Ao fazer esse passeio, é possível ter uma vista aérea maravilhosa do balneário, que fica repleto de pessoas nos ares.

É em Ölüdeniz que está a famosa Blue Lagoon (Lagoa Azul), que por ficar em área de proteção ambiental é necessário pagar uma pequena taxa para acessá-la. No lugar é oferecido cadeiras e guarda-sóis, além de possuir restaurantes e bares para os turistas. O ambiente é bem familiar e no verão as temperaturas alcançam 40 graus.

Além da praia e dos voos, é possível conhecer a vila de Kayakoy, que fica a poucos quilômetros da praia. Kayakoy é uma cidade fantasma que foi abandonada durante a guerra greco-turca, que durou de 1919 – 1923. A guerra era pela partilha do antigo império Otomano e Kayakoy ficou no meio de tudo. Atualmente a cidade funciona como um museu a céu aberto com ruínas de casas e igrejas.

Sobre a Turquia

Localizada no mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.

www.instagram.com/descubraturquia