16/07/2021 — Texto: Clara Buoncristiani PR Boutique Firm | Fotos: Gnosis Progetti    

A iluminação Fabbian é um elemento chave do projeto de reforma do The Britannique, em Nápolis – Itália, com designs personalizados

A luz e seus valores funcionais, técnicos e estéticos são o campo de ação da Fabbian para a recente reforma do hotel The Britannique Naples, por Gnosis Progetti.

Estamos em Nápoles, onde o golfo e o Vesúvio podem ser admirados desde as encostas da colina de Chiaia, tal como nos mais memoráveis ​​postais: através das grandes janelas da fachada que acompanham cada andar até ao topo do edifício, onde o estrutura de vidro e aço, que abriga o bar e restaurante gourmet, flui com leveza e continuidade visual para o jardim panorâmico da cobertura.

Uma inundação de luz; tanta luz natural quanto a lançada na arquitetura pelos designers, que se basearam tanto no que a Fabbian faz, em termos de produtos padrão, decorativos e de catálogo de tecnologia, quanto no que a Fabbian pode fazer mediante solicitação, desenvolvendo soluções personalizadas tecnologicamente avançadas que atendem à criatividade e ao talento combinado com necessidades específicas.
A nossa missão: transferir os aspectos mais fascinantes e evocativos da cidade de Nápoles para um contentor há muito abandonado, aceitando o desafio de passar da escala urbana da obra para a do detalhe, até aos acessórios decorativos dos interiores” , afirma Rossella Traversari, da equipe Gnosis.

Esta é a inspiração para o projeto, que é reforçado pelas luminárias Fabbian: os edifícios do final do século XIX no centro histórico de Nápoles, com sua vitalidade e calor, são lembrados pelas opções de cores para as áreas comuns de cores ricas e vibrantes .

O saguão recebe os hóspedes como no mais majestoso dos pátios, onde a vegetação segue seu curso natural ao longo das paredes, estilizada em um entrelaçamento de ramos lineares brilhantes: esses são os elementos do Sistema Freeline, cujas barras de alumínio cor de bronze de vários comprimentos contêm a fonte de luz, direcionada para criar um efeito decorativo. As “nervuras” das barras contribuem para a materialidade da haste delgada.

Na restauração global do elegante The Britannique Naples, as formas transversais que Fabbian consegue dar à luz, encontraram uma expressão exemplar, reunindo a linguagem contemporânea da tecnologia e do design com a evocativa beleza do passado.

Projeto Arquitetônico de Reforma: Gnosis Progetti – www.gnosisarchitettura.it  –  @gnosisprogetti

Iluminação: Fabbian S.R.L. (Treviso, Italy) – www.fabbian.com

The Britannique Naples – Corso Vittorio Emanuele, 133, 80121 Napoli NA, Itália – www.thebritannique.com