Esta pequena casa está situada em um deserto de areia preta na Islândia, a meio caminho entre as duas geleiras Mýrdalsjökul e Vatnajökull

Studio Stass Architects, com sede em Reykjavik, na Islândia, foi o responsável pelo desenvolvimento do projeto desta infraestrutura pública, o Centro de Atendimento destinado aos Turistas que visitam o deserto de areia em Laufskálavarða, entre as geleiras Mýrdalsjökul e Vatnajökull.

Esta simples casa de serviços atende viajantes, com banheiros, máquina de lavar, secadora e bicicletário para reparos. Estas são instalações-padrão neste tipo de edificação, comum em áreas turísticas da Islândia, mas o que torna esta unidade diferente de outras unidades de serviço com semelhante função é que não se trata apenas de um centro de atendimento, mas ela é composta de dois andares, e, situado no telhado do edifício, há um mirante que dá aos viajantes uma oportunidade única de ter uma perspectiva 360º de todo o ambiente em que se encontra, tornando esse momento impressionante, surpreendente! E essa sobreposição torna esse projeto único por si só.

A obra teve início em 2020, foi entregue agora em 2021 e está localizado em Laufskálavarða. Uma curiosidade sobre essa região são os montes de pedra que turistas costumam deixar. Acreditava-se, antigamente, que eles eram deixados para marcar o caminho; depois, um pouco de superstição se agregou a essa esquisitice dos turistas, que acreditavam que isto lhes traria sorte para a viagem. Este costume foi se popularizando, passando a ser apenas por diversão e fotos. Hoje em dia, há uma conscientização por parte do Departamento de Turismo para que turistas não danifiquem o meio ambiente e respeitem o patrimônio cultural, até porquê, não há mais necessidade de marcar caminhos onde já há estradas e centros de atendimento.

Projeto arquitetônico: Stass Architects – www.stass.is