05/02/2021 — Texto: Gold Stamp | Fotos: Divulgação

Hoteleiros dizem que hóspedes buscam ainda mais privacidade e serviços tailor made. Surge, então, o conceito Casa-Hotel - e veio para ficar!

A pandemia do Covid trouxe muitas mudanças para todos os setores e principalmente para a hotelaria, um novo normal baseado em protocolos de segurança e higiene ainda mais rígidos, seja para proteção desses hóspedes que, estão começando a voltar, seja para a segurança de funcionários de hotéis que estão na linha de frente para esses cuidados especiais.

 




Em meio a essas transformações, observamos uma nova preferência: Se hospedar em um uma casa com serviços de hotel, um conceito chamado Casa-Hotel, que traz para dentro do aconchego de uma casa serviços como café da manhã, arrumação, massagem, cozinheiros-chef de cozinha, menu musical, jantares personalizados e até piscina privativa com um bar man preparando drinks assinados.

É o exclusivo do exclusivo, os hóspedes querem ficar longe de aglomeração, mas querem ser mimados com serviços personalizados” diz Alexandre Gobbo, sócio da Casa de Perainda em Trancoso, que além das 5 suítes de luxo da Pousada, oferece mais 3 villas com duas, três e quatro suítes com piscina privativa seguindo a mesma decoração de alto padrão e ainda com uma cozinheira que fica das 7 às 16h para preparar qualquer quitute, o serviço de concierge abastece a casa antes mesmo da chegada do hóspede com uma lista feita por ele próprio.

Sócio da Etnia Casa-Hotel, também em Trancoso, André Zanonato, há 3 anos derrubou algumas suítes de seu hotel e foi construindo casas, no estilo eco-chic, reposicionou o seu produto e atualmente são 7 casas de configurações variadas em meio as árvores com pássaros cantando, orquídeas e ainda com os serviços de primeira do hotel. “Tivemos recentemente muitas reservas para 10 e 15 dias, os hóspedes estão estendendo os seus dias conosco pois com o trabalho remoto e a estrutura que oferecemos, eles ficam mais tempo” completa André.

Pé na areia, em Morro de São Paulo, na Quinta Praia, o Orixás Residence anexo ao Hotel Vila dos Orixás, inaugurou em janeiro do ano passado 5 casas com piscina frente mar que registram 90% de ocupação média, o café do hotel pode ser preparado na casa por uma baiana e o bar da praia oferece drinks e espreguiçadeiras na areia para os hóspedes da casa-hotel. Já de olho na alta demanda, Silvia Casas, Diretora do hotel adianta que mais 5 casas estão em construção e serão entregues agora em março. As casas também estão à venda e podem ser alugadas pelo próprio hotel quando o proprietário não estiver usando, o que tem atraído muitos investidores para essa região.

Aliás, a Bahia concentra grande parte desse portfólio de Casas-Hotéis, que podem ser encontrados em destinos como Praia do Forte, Trancoso, Arraial d’Ajuda, Morro de São Paulo, Santo André, Cariava, Praia do Espelho e Itacaré.

A ideia de ter serviços de hotéis em casas já havia aparecido no mercado há alguns anos atrás. Cansado de alugar casas para o final de semana com os amigos e a família e não ter roupa de cama, quem cozinhasse ou arrumasse a casa, o empresário Gustavo França criou a Viphouses Hotels & Villas, empresa que desde 2015 oferece um portfólio de casas de luxo pelo Brasil com serviços de hotéis incluídos. “Criamos uma experiência para cada hóspede quase sempre com regras menos severas que a dos hotéis” diz Amanda França, uma das sócias, que registrou neste período de réveillon em meio a pandemia 55% de aumento em suas vendas. “Muitos hotéis estavam fechados ou com ocupação reduzida e o jeito foi alugar uma casa de luxo com serviços para fugir da rotina de trabalhar em casa”, completa Marcelo Amado, que comanda o Casas pelo Mundo.   

O Turismo brasileiro está em alta, muitas fronteiras fechadas, a hora então é de prestigiar o nosso país e se a hospedagem misturar o aconchego de uma casa com o melhor dos serviços de um hotel, por que não? Hora de curtir!

Veja mais informações sobre o Vila dos Orixás e Casa de Perainda:

Vila dos Orixás em Morro de São Paulo reabre suas portas

Casa de Perainda, um lugar feito de detalhes