29/07/2016 — Texto: AD Comunicação & Marketing | Fotos: Divulgação

Já imaginou viver em uma vila no meio das montanhas onde a circulação de automóveis é proibida e ninguém sente falta dos carros, do barulho, do trânsito e da poluição que eles causam?

Localizada aos pés das montanhas Eiger, Monch e Jungfrau, no coração dos Alpes Suíços, a região de Jungfrau abrange cinco vilarejos – Grindelwald, Wengen, Lauterbrunnen, Mürren e Haslital – e é considerada, desde 2001, Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. Três deles são car-free, ou seja, não há a circulação de carros e eles só podem ser acessados por trens, teleféricos ou bicicleta.

O pequeno e charmoso vilarejo de Wengen situa-se em uma área sobre o vale de Lauterbrunnen. A única maneira de chegar até a vila é de trem, o que torna o lugar um silencioso e seguro destino para as férias. O ar puro da montanha proporciona energia para realizar as diversas atividades esportivas disponíveis. Wengen é um excelente ponto de partida para inúmeras excursões na região de Jungfrau.

A vila de Wengen possui algo para todas os tipos de pessoas: várias opções de esportes, lugares calmos para relaxar e ruas livres de automóveis para as crianças brincarem. A vista da montanha de Jungfrau, que fica a 4.158 metros acima do nível do mar e é a terceira mais alta dos Alpes Berneses, é magnífica.

A competição de esqui Lauberhorn, mundialmente conhecida, que acontece anualmente em Janeiro, também colaborou para que Wengen se tornasse mais famosa. Os visitantes que frequentam o destino durante o inverno não podem perder a chance de esquiar por esse percurso lendário – obrigatório para os fãs de esqui e uma experiência inesquecível.

A vila de Mürren situa-se em um patamar elevado acima do vale de Lauterbrunnen a 1.650 metros acima do nível do mar. A vila car-free é ótima tanto para esportistas quanto para quem quer descansar. Os primeiros colonos da vila de Mürren vieram do cantão de Valais – percebe-se pelas pequenas casas de madeira que estão espalhadas por todo o vilarejo. As filmagens do filme de James Bond ‘A Serviço Secreto de Sua Majestade’ fez a montanha Schilthorn ficar internacionalmente famosa.

“Para a maioria das pessoas, é muito difícil entender como alguém pode morar em uma aldeia no meio das montanhas, sem acesso por carros. Mas quando os amigos nos visitam, eles ficam fascinados. O ar calmo e puro e o fato de não ter problemas com o trânsito são as vantagens que fazem a diferença. É claro que você precisa organizar sua vida de acordo com os horários dos teleféricos, mas para nós, Mürren é o nosso pequeno paraíso”, nos contou Samuel Bichsel, gerente de resorts, que mora no vilarejo.

O pequeno e charmoso vilarejo de Grindelwald é outra das vilas car-free na Suíça. Chalés de madeira adornados com flores, tendas de queijo no meio das ruas e vacas pastando nos campos verdes definem o cenário, como um conto de fadas suíço.

A região de Jungfrau oferece inúmeras opções de hospedagem, para todos os gostos e bolsos. Os visitantes podem escolher entre os 123 hotéis de todas as categorias, mais de 3.326 apartamentos de aluguel para temporada, 60 hostels, 15 campings e 38 chalés nas montanhas.

www.jungfrauregion.ch