06/01/2018 — Texto: TL Portfolio | Fotos: Divulgação

Luxo sustentável, cultura e aventura.

Situado em San Pedro de Atacama, esse resort é um oásis em meio ao famoso deserto chileno. A região do Atacama é considerada a capital arqueológica do país e um cartão-postal nacional pela beleza inigualável de suas paisagens e constante céu azul.

Por isso, houve um esforço meticuloso dos proprietários do Alto Atacama Desert Lodge & SPA para integrar o hotel ao cenário existente, com mínimo impacto sobre o meio ambiente e todo o cuidado para preservar a cultura local.

O projeto envolveu a experiência e talento dos melhores arquitetos chilenos, e o resultado é tão surpreendente quanto a natureza que o cerca. Construído no estilo tradicional de adobe, o lodge é um exemplo de arquitetura inovadora e sustentável, cercado de pedras vermelhas, na sombra das ruínas de Pukara Quitor e ao lado do rio São Pedro.

Todos os espaços e as 42 suítes, cada uma com terraço privativo e vistas incríveis, homenageiam a região com as cores quentes do deserto e telas locais. A construção é tão harmoniosa que parece fazer parte da paisagem local.

Na região com o céu mais limpo do mundo, as luzes de LED foram instaladas a 45 graus para não competir com a luz natural das estrelas, promovendo um espetáculo à parte. Sem contar que o hotel possui o único telescópio privativo sem cúpula do Atacama!

A preocupação com o meio ambiente se mostra ainda em práticas simples como a reciclagem, o uso de produtos de limpeza biodegradáveis e até no mais sofisticado sistema de tratamento para reutilização de água para irrigação.

A comunidade local também foi contemplada, pois mais da metade dos funcionários são da própria região, recebem treinamento constante e têm a oportunidade de proporcionar um futuro melhor para suas famílias, ao mesmo tempo que promovem a cultura de seus antepassados.

O propósito do Alto Atacama é fazer com que os visitantes abram os olhos, sintam-se conectados e explorem todas as facetas desse local extraordinário. Pensando nisso, os hóspedes são incentivados a interagir com os moradores locais, em sua maioria de origem indígena, e ouvir suas histórias fascinantes.

As atividades propostas incluem mountain bike, trekking, escalada no vulcão, visita aos gêiseres e às ruínas Incas, tour astronômico, banhos termais, SPA tour, ioga no deserto e um típico assado chileno. Os passeios são orientados por guias treinados. Depois de explorar a região, é hora de relaxar nas seis piscinas ao ar livre.

O hotel oferece o programa full board, onde estão inclusas todas as refeições, bebidas (mesmo as alcoólicas, com exceção das premium), translados desde e para o aeroporto de Calama, todas as excursões, wifi, acesso ao SPA e shuttle para a cidade de San Pedro do Atacama.

www.altoatacama.com