12/04/2018 — Texto: Tiana Ribeiro | Fotos: Divulgação

A tecnologia sempre foi uma grande aliada da praticidade e do conforto e está cada vez mais presente em projetos arquitetônicos, facilitando atividades do dia a dia e proporcionando mais qualidade de vida.

“A automação, além de trazer sofisticação ao ambiente, oferece mais segurança, comodidade, economia de energia elétrica e da vida útil de equipamentos, e ainda garante a valorização do imóvel”, explica Maria Eduarda Nucci, da Sax High Fidelity, empresa que executa projetos dessa natureza.

Já tratamos deste tema em matéria anterior. Nela, ressaltamos a importância de um bom projeto e do uso de produtos de exímia qualidade.

“É comum ouvirmos de pessoas que nos procuram a alegação de que não precisam de um equipamento mais qualificado, pois não conseguem ver ou ouvir a diferença. Porém, quando fazemos uma demonstração, elas nos reportam que nunca tinham escutado e visto com tanta definição, ou seja, perceberam que têm a sensibilidade para distinguir tais diferenças”.

No entanto, na execução do projeto é necessário considerar alguns itens importantes para que se consiga perceber mais nitidamente essas diferenças, tais como: acústica, cabeamento e filtros de energia.

Acústica

O dimensionamento da sala, o mobiliário e os revestimentos utilizados interferem muito na performance total do sistema. É preciso valorizar o isolamento acústico (capacidade de um material em não deixar passar o som ou ruído para outro ambiente), a absorção acústica (elementos que absorvam o som, a fim de que ele não seja refletido, anulando sua reverberação) e também a reflexão (quando o som encontra um obstáculo, resultando em eco ou reverberação).

A sala torna-se, então, um grande elemento de participação. Quando o projeto de áudio e vídeo é incorporado ao projeto arquitetônico desde o início, é possível obter com mais facilidade este melhor resultado através do uso de materiais adequados em conjunto com a expectativa do cliente em relação ao sistema almejado.

E para o acerto final do áudio, são utilizados equipamentos como decibelímetro e analisadores de áudio. Correções finais podem ser obtidas por recursos dos equipamentos, sendo que estes podem ser mais aprimorados em equipamentos high end. É importante saber utilizar estes recursos para perfeita configuração do sistema.

Cabos e fios

São por eles que trafegam as informações de áudio e vídeo entre os equipamentos, utilizando cabos especiais dedicados para cada tipo de sistema. Utilizar um cabo inadequado pode refletir em perda da performance do equipamento, conforme projetada pelo fabricante, podendo ainda gerar distorções indesejáveis.

Tanto para áudio quanto para vídeo, é muito importante a designação do cabo correto em combinação com cada equipamento. Um sistema bem aprimorado requer atenção neste quesito. Se este item for negligenciado, distorções irão ocorrer, pondo em risco todo o sistema e a qualidade do equipamento.

Nobreak e filtros de energia

A energia é o combustível do equipamento, por isso ela deve ser limpa e uniforme para que o resultado seja o melhor possível. Infelizmente, a energia no Brasil é de péssima qualidade. É fundamental o uso de nobreak específico para equipamentos de áudio e vídeo, o qual não é o mesmo tipo daquele utilizados para computadores.

Existem tipos e classificações diferentes desses equipamentos. Condicionadores e regeneradores são os mais indicados, os quais filtram ruídos e protegem os equipamentos. Lembrando que é muito importante um bom cabeamento para a tomada que fornecerá a energia para o sistema e é indicada a utilização de fusíveis especiais no lugar de disjuntores.

O uso de um equipamento inadequado pode resultar em perda de dinâmica no áudio e vídeo, intermodulações subsônicas e até mesmo ruídos. Obviamente, a potência certa para cada equipamento vai garantir o seu bom funcionamento.

Sempre procure um profissional em que você acredite, verificando seu atendimento, pós-venda, as marcas com que trabalha, como são feitas suas demonstrações, como responde suas perguntas e verifique seu trabalho através de outros que já tiveram experiência. Até mesmo tomando cuidado com indicações de profissionais não pertinentes ao seguimento. A Sax High Fidelity sempre disponibiliza o melhor em planejamento, equipamentos e serviços, compatíveis a cada sistema, excedendo sempre as expectativas de seus clientes.”, complementa Maria Eduarda Nucci.

Sax High Fidelity

Especializada em automação residencial e corporativa, sistemas de áudio e vídeo high end, a Sax High Fidelity está há três décadas atuando com excelência oferecendo o que há de mais moderno em tecnologia no mercado. Atua também com soluções para a comodidade, tais como aquecimento de piso, desembaçador de espelhos, aspiração central e toalheiro aquecido. Oferecem também serviços de rede wi-fi e cabeada de alto desempenho.

Endereço
Praça Nove de Julho, 23 | Centro | Sorocaba | SP

www.saxhifi.com.br

 

Contato
15 3418.3401 | 3221.5896

[email protected]