A Semana Criativa Tiradentes consta com mais de 80 atividades entre palestras, exposições, bate papo, exposições, oficinas e instalações, entre outros movimentos

A Semana Criativa de Tiradentes é um projeto cultural e social, que acontece em Tiradentes, MG, com o objetivo de divulgar e valorizar saberes de tradição, evitando que se percam e levem consigo a nossa história. O projeto é realizado por Simone Quintas e Junior Guimarães. A dupla promove imersões entre os designers e os artesões nesta 7º edição, contamos com os seguintes profissionais, Alexandre Heberte, Silvânia Machado Mendonça, Susana Bastos, Antonio Maia, Stephanie Ribeiro, Gilberto Resende Romero, Marcelo Alvarenga, Rafael Pires, Lucimar Cristina da Silva, Claudinei Matias do Nascimento (Prego) e Rosana Nascimento, criando coleções com e temático do feito à mão.

São mais de 80 atividades entre palestras, exposições, bate papo, exposições, oficinas e instalações entre outros movimentos que o festival proporcionais para mais de 6 mil pessoas de todos os lugares do Brasil.

Este ano a edição adquiriu o Selo De Sustentabilidade BMW, atendendo todos os critérios conhecidos mundialmente como ASG (Ambiental, Social e Governança) ou ESG em inglês, através da Pachamana Tranding.

Literalmente o evento nos proporciona conexões de forma leve, criativa e fluida de todas as formas, a cidade se torna um grande celeiro criativo onde a palavra “Compartilhar”tem seu papel principal.

Veja abaixo os tópicos da Semana Criativa de 2023 sobre o meu olhar como editora de estilo da revista Habitare.

A Semana Criativa de Tiradentes convidou as designers Karol Suguikawa e Luly Vianna para cocriarem a primeira collab com a marca de tecidos sustentáveis EcoSimple. A Coleção Tiradentes traz duas estampas em jacquard que interpretam o estilo de vida da roça e se inspiram na arquitetura colonial e na natureza de Tiradentes. São desenhos que representam a simplicidade dos interiores do Brasil com emoção e elegância. As estampas foram desenvolvidas em duas opções de cores: azul e vermelho ‘sangue de boi’, tons marcantes da paleta colonial de Tiradentes.

Design Feito à Mão, a razão de existir da Semana Criativa de Tiradentes, fruto das imersões e vivências promovidas entre designers e artesãos ao longo do ano e que resultam em produtos exibidos na SCT.

A narrativa de Janete Costa, a marca Sherwin Williams, com curadoria de Rodrigo Ambrosio, apresenta uma paleta de cores com 12 tons, que foi criada por uma pesquisa sobre a vida da arquiteta e seu cotidiano, e o mais legal é que tudo começou com um bate papo informal no evento de 2022, realmente compartilhar é o ponto principal do festival.

Casa Criativa, Casa Criativa da SCT ficou localizada em um casarão em frente à Câmara Municipal, o espaço recebeu ambientação com peça da Lider Interiores, uma cozinha funcional da Electrolux, espaço da Pia Laus, e receptivos de bate-papos e lançamentos de livros pela Editora Olhares.

O estúdio mineiro de design Alva expõe peças desenvolvidas em pedra–sabão, criadas ao longo dos seus dez anos de existências, algo recorrente no trabalho dos profissionais, vestiram o porão do Museu Padre Todelo.

Na varanda Câmara Municipal a Plataforma 4, criou um espaço instagramável, com peças desenvolvidas para o festival, como ponto de partida cores e tramas foram usadas para este ambiente.

Metamorfoses dos fios e das tramas – Mulheres (entre) linhas, a família Matizes Dumont, traz telas e bordadas com trabalho autoral e exclusivo, registrando a forca feminina de forma poética.

Espaço Raízes recebe o Mercado da semana. O local ficava ao lado da Maria Fumaça em um galpão com arquitetura expressiva.

A Villa Chafariz virou um grande ponto de encontro, com lounges criados pela marca Doimo, e um grande intervenção no jardim por Jader Almeida. E como cereja do bolo, o último dia do evento foi movimentado com uma grande festa de encerramento com set line de Zeca Camargo, quando o apresentador e DJ fez todo mundo tirar o pé do chão.