19/10/2017 — Texto: BGCOM | Fotos: Nenad Radovanovic

Desenvolvido pelo escritório Machado & Weiss Arquitetura e Interiores, projeto destaca elementos arquitetônicos e iluminação natural.

Com amplas circulações, o projeto de interiores desta residência com aproximadamente 600 m², localizada em uma chácara em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), privilegia a amplitude dos ambientes. Desenvolvido pelo escritório Machado & Weiss, o projeto moderno valoriza a elegância, procurando usar elementos neutros e atemporais, deixando o destaque para detalhes mais pontuais na decoração.

A solicitação dos clientes, um casal de empresários, foi por uma residência moderna, que não remetesse ao estilo rústico ou mais tradicional de uma casa de campo. “Embora fosse uma casa construída em uma chácara, o desejo era que a mesma tivesse um projeto moderno com todo o conforto, e com materiais e acabamentos atuais”, explica o arquiteto Alexandre Weiss. Os profissionais buscaram evidenciar os generosos vãos de aberturas com vistas para a natureza do entorno, e o maior aproveitamento da iluminação natural, para isso apostaram pelo uso de cortinas em linho branco sem forro.

Com um toque leve e clean, o hall de entrada recebeu um revestimento em porcelanato amadeirado, e um espelho em toda a parede, garantindo amplitude ao espaço, e valorizando o arranjo de flores sobre o aparador. Arandelas pretas com iluminação de efeito sobre o revestimento complementam o hall. Na sala de jantar, os profissionais optaram em usar dois plafons de cristais sobre a mesa para não atrapalhar o espaço da TV, inserida sobre um painel de espelho em L, que vai até o teto, e com papel de parede em destaque. Nichos e uma adega climatizada complementam o bar no ambiente.

Para a sala de home theater, os profissionais criaram uma proposta com cores sóbrias em tons preto, cinza, e concreto, com um projeto de gesso moderno e iluminação indireta por meio de rasgos no teto, que desce na parede da TV formando nichos decorativos e realçados pela decoração. Optou-se em manter a integração da cozinha, sala de jantar e estar, de maneira a valorizar a convivência familiar. “Embaixo da escada foi feito um jardim de inverno natural, com a proposta de trazer um pouco da natureza para dentro de casa”, comenta o arquiteto Nelson Machado. O gesso foi inserido de forma a valorizar os detalhes curvos do mezanino e da escada assim como evidenciar a luminária de cristais sobre a escada, está revestida com Mármore Travertino.

A lareira em porcelanato amadeirado, e presente na sala de estar, ganha quadros em abstrato coloridos, desenvolvidos especialmente para o projeto na técnica de mosaico italiano. Nas paredes, os tons de bege e marrom são predominantes, compondo com a pedra de granito preto. As mesmas referências de cores estão no sofá e no tapete, destacando os objetos de decoração e os quadros coloridos. Na cozinha, uma parede com revestimento mosaico Brick e outra com pintura acrílica fosca amarela cítrica trazem um ar descontraído ao espaço. O tampo em Marmoglass Branco e os armários em MDF Malbec Cassis finalizam a proposta moderna da morada.

As suítes receberam cores neutras e papéis de parede garantindo a elegância dos quartos. “Na suíte do casal desenvolvemos um projeto em marcenaria onde detalhes com espelho valorizam e complementam o mobiliário. Já o quarto do rapaz, recebeu mobiliário todo em branco e preto, trazendo sobriedade e elegância e dando um ar mais intimista ao ambiente. Para o quarto da menina, o desejo dela era que fizéssemos um espelho estilo camarim, então usamos a referência das tradicionais lâmpadas de camarim em uma proposta bem moderna que condiz com o estilo do quarto”, comenta o arquiteto Nelson Machado.

Todo o mobiliário foi desenhado pelo escritório e executado por marcenaria, inclusive mesas de centro e apoio. O projeto luminotécnico todo em LED pontua elementos e valoriza cada ambiente. O resultado é um projeto agradável, perfeito para relaxar com familiares e amigos.

www.machadoeweiss.com.br