A reforma transforma o apê de um quarto e uma suíte em duas suítes, cozinha integrada com a sala, além de um lavabo

Localizado na Barra da Tijuca, bairro na zona oeste do Rio de Janeiro, este é o primeiro apê de uma jovem empreendedora solteira, na faixa entre 25 e 30 anos, que decidiu morar sozinha durante a pandemia ao sentir a necessidade de ter seu próprio espaço, com total liberdade, já que passaria a trabalhar apenas de casa.  

Durante a quarentena, surgiu uma oportunidade de a jovem adquirir este imóvel de 85m², que, apesar de mal conservado, tinha a vantagem de ser de frente para a praia e perto da casa de sua mãe. Em seguida, ela contratou as arquitetas Luana Bergamo e Luiza Mesquita, do escritório SketchLab Arquitetura (@sketchlabarquitetura), para comandar uma reforma geral de todos os cômodos do imóvel. “Transformamos o apartamento de um quarto e uma suíte em duas suítes, integramos a cozinha com a sala e ainda acrescentamos um lavabo que não existia na planta”, resume Luana.  

A nova proprietária pediu às arquitetas um apartamento claro e atemporal, com decoração sutilmente feminina, espaço para home office e cozinha integrada à sala, além de materiais e acabamento práticos que facilitassem a manutenção e a limpeza da casa no dia a dia, até porque ela sabia que viveria ali na companhia do inseparável buldogue francês. “A opção pelo piso em porcelanato, rodapés de poliestireno e tapete antialérgico e impermeável ajudaram neste quesito”, pontua Luiza.  

Originalmente, o apê contava com dois quartos (sendo um deles suíte), um banheiro social muito pequeno, uma pequena área de circulação interna, cozinha e área de serviço. Na nova planta, a área de serviço foi incorporada à cozinha, que agora também é integrada à sala. Já o banheiro social, que dava para a circulação dos quartos, foi transformado no banheiro do home office, que também passou a ser suíte. Ao final, ambos os quartos ficaram com acesso voltado para a sala. “Na decoração, tudo é novo. Apesar de termos trabalhado, predominantemente, com cores sóbrias e claras, foi um pedido da cliente utilizar a cor preta na cozinha, tanto na bancada quanto nos armários. Para aquecer o ambiente e evitar que ele destoasse do contexto geral, optamos pelo freijó nos armários superiores e instalamos um perfil de led, de fora a fora no teto, garantindo assim que a escolha das cores não transformasse o ambiente em um ponto escuro do apartamento”, explica Luiza. As arquitetas informam ainda que, além de ser integrada à sala, a cozinha ganhou uma bancada alta com duas banquetas para refeições rápidas, bem ao lado da mesa de jantar “formal”, com quatro cadeiras.  

Na sala, o painel ripado em laca branca, executado em marcenaria e aplicado em algumas paredes, e o teto rebaixado em diferentes alturas ajudaram a setorizar visualmente as áreas de estar e jantar, já que os ambientes são totalmente integrados.  

Por fim, a suíte da moradora ganhou banheiro “instagramável” com mix de revestimentos, chuveiro no teto, metais pretos e iluminação atrás do espelho. “Como a cliente é apaixonada por selfies no espelho, ela nos pediu uma estética diferente em seu banheiro, algo mais arrojada, com mais personalidade que o restante do apartamento. Em conjunto, optamos pelo mix de revestimentos marmorizado e ripado”, finaliza Luana.

Arquitetas Luana Bergamo e Luiza Mesquita – escritório SketchLab Arquitetura – SketchLab Arquitetura – @sketchlabarquitetura

Fornecedores