Selvagem: um projeto integrado à natureza, com revitalização, acessibilidade e coexistência com a flora do mais importante parque urbano da capital paulista

O primeiro projeto concretizado e já em funcionamento dentro de um plano maior de revitalização do grandioso e tradicional Parque do Ibirapuera, em São Paulo, é o Restaurante Selvagem, que abriu suas portas para o público no dia 17 de maio. Rodeado por uma vegetação nativa e por espécies escolhidas a dedo, o empreendimento, que chama a atenção dos apreciadores do parque e da gastronomia, emerge entre as árvores, folhagens e flores que crescem na ampla área verde paulistana (também chamado carinhosamente de Ibira) e que engloba mais de 150 hectares em plena região centro-sul da capital paulista.

Responsáveis por revitalizações urbanas em grande escala, criação de paisagens, design de condomínios, de áreas externas e de convivência, o trabalho do escritório Plantar Ideias, dos arquitetos Luciana Pitombo e Felipe Stracci, alinhou a reforma do espaço destinado ao restaurante com a revitalização do Parque do Ibirapuera. Na essência, o trabalho empreendido no projeto de arquitetura e paisagismo foi conduzido pela essência da projeção da paisagem urbana, que traz sempre a assinatura da própria natureza. Com a tropicalidade no cenário externo, os profissionais acreditam na mudança da relação das pessoas com a cidade onde vivem.

Como o Ibirapuera é tombado em três esferas: municipal, pelo DPH – Departamento de Patrimônio Histórico e pelo Conpresp – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo); estadual, pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico; e federal, através do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, todas as mudanças e intervenções propostas pelos arquitetos da Plantar Ideias foram rigorosamente avaliadas antes de acontecerem e se pautaram pelo pilar básico da estrutura natural do parque.

“O fato do Parque do Ibirapuera ser tombado também tornou nosso olhar para o projeto o mais delicado possível. A delicadeza da revitalização que propusemos à edificação se revela com a integração entre a arquitetura e natureza, paisagismo e iluminação, originando uma atmosfera lúdica e de imersão na paisagem do local”, explica Felipe Stracci, diretor de Arquitetura e Design da Plantar Ideias, sobre a atuação que reforçou o cuidado com a preservação do patrimônio e o intuito de revivescer o ambiente.

As mudanças partiram de uma edificação já existente e suas alterações foram efetuadas dentro desse espaço já demarcado, onde existia uma estrutura de banheiros públicos, uma pequena lanchonete e um deck cimentado. “O local sempre foi muito integrado com a mata e a natureza do Parque, porém não tirava partido dessa relação. O intuito da reforma foi o de qualificar o espaço e reintegrá-lo com a natureza e ao convívio do parque”, revela Luciana Pitombo, diretora de Projetos. Para o Selvagem, a proposta incluiu a ampliação da área do deck de madeira, por meio de uma estrutura que o manteve suspenso ao solo. Além de manter a permeabilidade, as alterações da estrutura incluíram a ampliação da cozinha, um novo layout para os sanitários e outros detalhes fundamentais para manter a capacidade do espaço de acordo com as normativas vigentes de acessibilidade.

“O projeto foi pensado para ser integrado à natureza, com máximo respeito ao limite das árvores e as raízes existentes. Buscamos tirar maior partido possível da área externa, compreendendo que ela é o grande protagonista do lugar”, finalizam os profissionais que se preparam para as próximas implementações no Parque Ibirapuera. 

Restaurante Selvagem Ibirapuera – @selvagemibirapuera

Projeto: Plantar Ideiras – www.plantarideias.com.br@plantarideias