25/01/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: Divulgação

Prepare a pipoca, ajeite o sofá e faça maratonas com diversas opções para você que adora o mundo da arquitetura

Não precisa ser arquiteto para gostar de arquitetura e design de interiores, não é mesmo? Pensando nisso, separamos uma lista de séries que você encontra no catálogo da Netflix, para você se acomodar e passar o fim de semana imerso nesse mundo, se inspirando para quem sabe, explorar as possibilidades que sua própria casa pode oferecer!

1 – Irmãos à obra

A série está em sua décima temporada na TV, e é exibida pelo canal pago Discovery Home&Health. Porém, você também encontra no Netflix, entretanto, apenas até a segunda temporada.

A série mostra os divertidos irmãos gêmeos Jonathan, empreiteiro e designer, e Drew Scott, corretor imobiliário, que se comprometem a encontrar uma casa pouco impressionante, precisando de reformas e uma repaginada na decoração para criar a casa dos sonhos de um casal. No começo de cada episódio, Drew mostra para os casais o quanto é cara uma casa pronta e decorada, convencendo-os a investir numa propriedade que precise de reparos, mas que caiba no orçamento. Jonathan, então, cria o que eles sempre sonharam.

2 – Grand Designs

O apresentador Kevin McCloud acompanha, do início ao fim, os projetos ambiciosos de pessoas que se dedicam a construir a própria casa. Desde a criação do conceito até a casa pronta, Kevin visita periodicamente o canteiro de construções para checar o progresso e os atrasos que acontecem na construção e design, fornecendo, ao mesmo tempo, dados de orçamento e materiais, além de outras informações úteis.

Após o fim da reforma, ele visita a casa uma última vez, analisando e opinando sobre o processo todo.

3 – Ordem na Casa com Marie Kondo

A famosa especialista em arrumação Marie Kondo ajuda clientes a colocarem ordem na casa e na própria vida, transformando lares com muita inspiração.

Vale a pena dar uma olhadinha se você é fã de arrumação e adora ver como um lar fica mais confortável com tudo no lugar!

4 – As casas mais extraordinárias do mundo

Nesta série, o casal composto pelo arquiteto Piers Taylor e sua esposa, a atriz Caroline Quentin, viaja o mundo em busca das casas mais inusitadas e originais que existem. Os episódios são separados pela localização das casas: nas montanhas, na floresta, no litoral e no subsolo.

5 – Abstract: a arte do design

Sem focar exclusivamente no design de interiores, a série mostra designers de diversas áreas, indo da arquitetura até a ilustração e a fotografia, na intenção de evidenciar como a criatividade dessas pessoas contribui para facilitar e tornar um pouco mais agradável a rotina das pessoas.

E para finalizar com chave de ouro, também colocamos na lista um plus, o documentário: “Minimalism: a documentary about the important things”.

Esse é um documentário que foca no estilo de vida minimalista, questionando o fato de muitos atribuírem felicidade a posses materiais, inclusive dentro de casa, e se, realmente, menos é mais. Para discutir essas questões, o documentarista entrevista arquitetos, profissionais do design, autores de sites sobre minimalismo, economistas, sociólogos, entre outros. Vale a pena conferir!