Com projeto de reforma em apartamento no Brooklin (SP), salas se integram à varanda para momentos compartilhados

Em busca de uma nova morada, o casal de clientes da arquiteta Vitoria Lacerda encontrou nesse apartamento localizado no Brooklin, em São Paulo, o local ideal para morar e receber. Para deixá-lo ainda mais personalizado, a planta de 137m² sofreu algumas alterações, como a integração da varanda com as salas e o aumento do tamanho do box na suíte master para a inclusão da ducha dupla.        

O projeto foi norteado pela paleta de cores escolhida pelos proprietários para as salas: tons de cinza. Assim, partindo desse conceito, Vitoria harmonizou o tom com outras cores, como o verde, o azul e a terracota para levar ainda mais charme e bossa à morada.

Nas salas, o coração da casa, foi pensado para receber com conforto. Integrado, por elas é possível circular pela cozinha, com bancada, e pela varanda, que conta com duas áreas: a gourmet, que além da churrasqueira ainda possui cooktop, e outra para apreciar uma boa bebida, ler ou mesmo apreciar a vista da cidade.

Com muito cinza, a suíte do casal possui muitos armários para organização. Nele a arquiteta desenhou uma penteadeira e pensou em penduradores diferenciados, que fazem às vezes de objetos de decoração. A ducha dupla do banheiro é um dos destaques, e um desejo dos moradores.

O quarto do filho foi pensando de maneira a acompanhar o crescimento do pequeno, de apenas nove anos. Inicialmente a ideia era ter um papel de parede colorido, mas após algumas reuniões entre clientes e a profissional, a decisão foi por um ambiente que pudesse ser transformado ao longo do crescimento; assim temos uma marcenaria com toque de azul e elementos lúdicos, como tapete de campo de futebol, já que ele adora o esporte.

Com muita iluminação natural, o apartamento tem forro de gesso na área social para inclusão de perfis de Led e ar-condicionado tipo cassete. A profissional ainda trabalhou a iluminação indireta com arandelas e abajures.

Os móveis soltos, alguns assinados por Fernando Jaeger, e tapetes levam cor ao local e harmonizam com as diferentes texturas, como o couro das cadeiras, os tijolinhos da parede da varanda, o porcelanato e a pedra da cozinha.

De acordo com a arquiteta Vitoria Lacerda, o estilo do projeto é contemporâneo e se torna atemporal em razão dos materiais naturais utilizados e da base cinza.

Vitória Lacerda Arquitetura | @vila.arquiteturaa