Em Fortaleza, esta casa foi projetada para bem-receber e bem-estar, incluindo o ateliê de joias da proprietária

O desejo dos clientes era uma casa que abrigasse confortavelmente a família, constituída por um casal e seu filho. O terreno, de esquina, num condomínio fechado em Fortaleza, era o primeiro passo do casal Luiz e Marina, para a materialização deste sonho.” Queríamos uma casa com uma arquitetura contemporânea, com espaços integrados, e que tivesse uma bela piscina” comenta o casal. Famoso em Fortaleza por desenvolver projetos arquitetônicos e de interiores, o escritório do arquiteto Romário Rodrigues assina o projeto desta casa de 390 m², construída no condomínio Cidade Alpha.

A casa, foi projetada com três pavimentos, no térreo onde está a área social, a parte inferior está o ateliê e no piso superior a área intima, que abriga três suítes e um escritório. “O projeto foi pensado cuidadosamente para atender a todas as necessidades do cliente e, além de confortável, devia ser funcional e prática“, relata o arquiteto.

No térreo, a cozinha está semi-integrada à sala de jantar, com grandes portas de vidro para separar e integrar, dependendo da ocasião. A marcenaria desenhada junto ao projeto arquitetônico abraça toda sua extensão. Os armários, na cor cinza, se complementam com outros acabamentos em tons madeirados.

As salas de estar e jantar estão integradas, porém, para definir os ambientes, o arquiteto usou de volume e material diferentes para cada ambiente. Com o pé direito duplo, a parede da sala de estar foi revestida com painéis ripados, evidenciando seu pé direto. Já na sala de jantar, onde o pé direito é mais baixo, foram utilizados painéis em tons de madeira, revestindo tetos e paredes, criando uma ‘caixa’. A varanda gourmet tem acesso pelas duas salas e grandes esquadrias unem as áreas social e de lazer. A área gourmet recebe revestimentos naturais, com teto todo revestido com ripas de madeira e a parede com pedras moledo até a piscina. O deque foi revestido com madeira ripada no mesmo tom do teto da varanda. A piscina, desejo dos clientes, é rodeada de natureza, com projeto paisagístico trazendo folhagens nativas da região, criando um cenário natural, além dos benefícios da sombra.

Os guarda-corpos da escada são de vidro, dando transparência e leveza. No piso superior, no hall dos corredores, o cinza predomina nas paredes, que recebem adorno de boiserie, influência francesa, muito forte na região de Fortaleza. Os quartos estão dispostos em três suítes: casal, filho e hóspedes. Na suíte do casal, um grande painel de marcenaria esconde a porta de acesso ao closet. Todos os ambientes têm uma visão direta para o pé direito duplo da sala.

Elementos naturais foram utilizados em toda a casa. As madeiras revestem parte da fachada, paredes e tetos, além da marcenaria, desenvolvida com o projeto arquitetônico, que explora todas as necessidades dos clientes; as pedras naturais também estão presentes, principalmente na área externa.

Com um estilo contemporâneo e uma paleta neutra, os destaques ficam por conta dos objetos de decoração, que pontuam a cor de forma bem equilibrada, como o grande quadro em tons de verde e azul da sala.

Arquitetura: Romário Rodrigues Arquitetos – @romariorodriguesarquitetos