Renovação Sutil: Transformando Lares sem Obras Drásticas
- Ana Cano
- 15 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de abr.
Ana Cano, arquiteta experiente, revela como fez a renovação de um lar familiar com toques delicados e funcionais

Texto: Angela Falcão | Fotos: Lilia Mendel
Apaixonada por decoração, a moradora deste apartamento na Barra, uma médica, adora mudar a casa de tempos em tempos. Tanto que esta é a terceira vez, em oito anos, que a arquiteta Ana Cano assume a missão de renovação desse imóvel. Mas, agora, sem muitas reformas.

Leia Também:
“A última obra que fizemos, há seis anos, ainda está atendendo bem às necessidades dela e de seu filho (hoje com 21 anos). Mas, mudamos bastante a decoração e fizemos intervenções cirúrgicas” brinca. “Quando cheguei na casa pela primeira vez, era tudo branco. Só consegui colocar cores em algumas almofadas e detalhes. Dessa vez, já conseguimos fazer um projeto bem mais aconchegante” conta Ana.
Para isso, a arquiteta apostou em tons neutros e suaves e materiais naturais como madeira e mármore. Logo na entrada, chama atenção uma estante vazada que ajuda a criar uma sensação de hall no apartamento de 150m². E também traz essa leveza que a decoração pedia, já que o piano – peça-chave do mobiliário – tinha tom muito escuro mas precisava ser mantido na sala, por ser herança de família e carregar muitas memórias afetivas da moradora.
Todo o projeto da área social, aliás, foi pensado para trazer ares mais acolhedores com mais espaço para receber os amigos, tanto no jantar, como no estar e na varanda. Mas o ambiente que sofreu a maior modificação foi a cozinha, que ganhou uma marcenaria toda nova, em um tom suave de verde. Tudo sem qualquer obra, já que pisos e bancadas tinham sido trocados na reforma anterior e ainda estavam em perfeitas condições.
Ana Cano –@anacanoarquiteta