Duplex ganha versão moderna e integrada em Curitiba
- Estúdio Elmor
- 26 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jul.
O arquiteto Jorge Elmor, do Estúdio Elmor, transformou o apartamento segmentado, com um layout tradicional, em um lar amplo e integrado
Texto: Denise Delalamo Comunicação | Fotos: Bia Nauiack

Integração foi a palavra-chave e o conceito principal para o desenvolvimento deste projeto, localizado em Curitiba, Paraná. Atendendo ao pedido dos proprietários, um casal que aprecia receber, o arquiteto Jorge Elmor, do Estúdio Elmor, transformou um duplex segmentado, com um layout tradicional, em um apartamento amplo e integrado. Dividido em espaços mais privativos e áreas sociais, o projeto incorpora o uso de múltiplas camadas, peças criteriosamente selecionadas e uma paleta de cores neutras.

No primeiro andar, todos os cômodos são integrados por esquadrias de correr, conectando a área interna e externa onde se encontram a cozinha e a churrasqueira. O conceito de Le Corbusier, presente no projeto, reflete a arquitetura modernista, pensada para diversas situações funcionais na vivência dos moradores. À noite, o local se transforma em um convite para um entardecer, que se completa com o projeto de iluminação interna, contribuindo para um cenário encantador.

A peça central na área social é a mesa metálica suspensa, fixada ao pilar, ela cria uma sensação de balanço, permitindo movimentos giratórios e ajustes de posição. Cuidadosamente projetada, a mesa é tanto um elemento de design impressionante quanto funcional, ideal para receber e servir. Além disso, o terraço possui uma cobertura retrátil que pode ser fechada nos dias de chuva ou frio, mantendo o espaço protegido enquanto ainda permite a entrada de luz natural.

Para aumentar o espaço dos cômodos, o andar de cima, anteriormente um terraço, foi distribuído para abrigar a área intima que contempla, dois quartos e dois banheiros. A suíte principal foi concebida com o conceito de spa, criando uma atmosfera relaxante e confortável. A ideia por trás do projeto foi criar neste segundo pavimento um refúgio para momentos de descanso e relaxamento dos moradores.

O projeto completo segue uma linguagem clássica, com acabamentos em pedras, madeiras e o piso em tons fechados, trazendo uma harmonia plena ao ambiente. O design assinado busca agregar sofisticação, contribuindo para o senso estético refinado do casal e para a ideia inicial do projeto, que visa criar uma casa cênica e clássica. No hall, destacam-se as luminárias Solide, assinadas por Jorge Elmor. Já as poltronas de Niemeyer e as luminárias francesas DCW Éditions (Alma Light), completam a área social.