top of page

Design internacional e contemporâneo em refúgio lisboeta

Apartamento na capital portuguesa é ponto de encontro entre mãe e filho brasileiros


Texto: Redação Habitare Fotos: Gui Morelli


ree

Depois de viver em uma casa de estilo clássico português, uma empresária brasileira que divide o tempo entre São Paulo e Lisboa buscava uma nova experiência estética para suas temporadas na capital portuguesa. Queria um refúgio contemporâneo que unisse conforto, arte e design — um lar para reencontros com o filho, que vive em Londres, e que refletisse sua paixão por mobiliário assinado e ambientações refinadas.


O projeto, assinado pelos arquitetos Carol Wenke e Luiz Felipe Feltrim, do escritório CW Arquitetura e Interiores, foi desenvolvido no formato chaves na mão, prática comum em Portugal. Nesse modelo, os profissionais são responsáveis por todas as etapas da obra e da decoração, entregando o imóvel completamente pronto para uso, do mobiliário aos mantimentos da cozinha.


“Fizemos uma curadoria completa de arte, iluminação, fragrâncias e tecidos. Selecionamos móveis e objetos de design assinados por grandes nomes internacionais, garimpamos obras de arte contemporânea, encomendamos um enxoval em linho e desenhamos uma marcenaria exclusiva. O resultado foi uma composição única, adaptada às necessidades dos proprietários”, explica Carol.


ree

Entre os destaques do projeto estão os painéis ripados de madeira que delimitam os ambientes sociais, hall, estar e jantar, proporcionando integração e fluidez visual. A paleta em tons neutros e suaves cria uma base serena, complementada por texturas naturais e um projeto de iluminação que valoriza volumes e materiais. Aromas personalizados completam a experiência sensorial, reforçando o caráter acolhedor do apartamento.


Na área social, tapetes claros ampliam a sensação de leveza e combinam com as paredes em microcimento e as tramas de sisal, que dialogam com o design contemporâneo do mobiliário. A mesa de centro flutuante, desenhada pela CW, divide espaço com o rack em laca verde fendi e as poltronas Gubi, criando uma atmosfera despojada e elegante. Na sala de jantar, a mesa bordeaux imprime personalidade e feminilidade, contrastando suavemente com as cadeiras Maxalto e a luminária Flamingo, da Vibia, que projeta luz e sombra por entre as portas ripadas.


A suíte principal é marcada pela delicadeza do linho, presente em roupas de cama, cortinas e papel de parede da Casamance, e por peças de design que equilibram sofisticação e funcionalidade. Entre elas, as mesas de cabeceira curvas da Punt, a penteadeira da FRAU, que combina madeira, couro caramelo e ferragens douradas, e as luminárias da Santa & Cole. No quarto do filho, o clima é mais descontraído: mesas Sign (Lema), luminárias Lodes e o espelho Adnet(Gubi) compõem um cenário jovial e moderno.


ree

O escritório, que também funciona como quarto de hóspedes, traz escrivaninha em carvalho francês desenhada pela CW, cadeira Herman Miller, luminária Kelvin Edge (Flos) e sofá-cama Maloy (Innovation Living). Na cozinha, os eletrodomésticos Smeg reforçam a estética retrô contemporânea, com destaque para a torradeira Dolce & Gabbana, que adiciona uma nota divertida ao ambiente.


“Mais que uma casa de férias, este apartamento é um espaço que une São Paulo, Londres e Lisboa através do design e do amor. Cada detalhe foi cuidadosamente orquestrado. O resultado é um lar que acolhe com elegância e autenticidade, funcionando como uma galeria sensorial, viva e habitada”, define Carol.




 
 

Leia também

bottom of page