Design internacional e contemporâneo em refúgio lisboeta
- CW Arquitetura e Interiores
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Apartamento na capital portuguesa é ponto de encontro entre mãe e filho brasileiros
Texto: Redação Habitare Fotos: Gui Morelli

Depois de viver em uma casa de estilo clássico português, uma empresária brasileira que divide o tempo entre São Paulo e Lisboa buscava uma nova experiência estética para suas temporadas na capital portuguesa. Queria um refúgio contemporâneo que unisse conforto, arte e design — um lar para reencontros com o filho, que vive em Londres, e que refletisse sua paixão por mobiliário assinado e ambientações refinadas.
O projeto, assinado pelos arquitetos Carol Wenke e Luiz Felipe Feltrim, do escritório CW Arquitetura e Interiores, foi desenvolvido no formato chaves na mão, prática comum em Portugal. Nesse modelo, os profissionais são responsáveis por todas as etapas da obra e da decoração, entregando o imóvel completamente pronto para uso, do mobiliário aos mantimentos da cozinha.
“Fizemos uma curadoria completa de arte, iluminação, fragrâncias e tecidos. Selecionamos móveis e objetos de design assinados por grandes nomes internacionais, garimpamos obras de arte contemporânea, encomendamos um enxoval em linho e desenhamos uma marcenaria exclusiva. O resultado foi uma composição única, adaptada às necessidades dos proprietários”, explica Carol.

Entre os destaques do projeto estão os painéis ripados de madeira que delimitam os ambientes sociais, hall, estar e jantar, proporcionando integração e fluidez visual. A paleta em tons neutros e suaves cria uma base serena, complementada por texturas naturais e um projeto de iluminação que valoriza volumes e materiais. Aromas personalizados completam a experiência sensorial, reforçando o caráter acolhedor do apartamento.
Na área social, tapetes claros ampliam a sensação de leveza e combinam com as paredes em microcimento e as tramas de sisal, que dialogam com o design contemporâneo do mobiliário. A mesa de centro flutuante, desenhada pela CW, divide espaço com o rack em laca verde fendi e as poltronas Gubi, criando uma atmosfera despojada e elegante. Na sala de jantar, a mesa bordeaux imprime personalidade e feminilidade, contrastando suavemente com as cadeiras Maxalto e a luminária Flamingo, da Vibia, que projeta luz e sombra por entre as portas ripadas.
A suíte principal é marcada pela delicadeza do linho, presente em roupas de cama, cortinas e papel de parede da Casamance, e por peças de design que equilibram sofisticação e funcionalidade. Entre elas, as mesas de cabeceira curvas da Punt, a penteadeira da FRAU, que combina madeira, couro caramelo e ferragens douradas, e as luminárias da Santa & Cole. No quarto do filho, o clima é mais descontraído: mesas Sign (Lema), luminárias Lodes e o espelho Adnet(Gubi) compõem um cenário jovial e moderno.

O escritório, que também funciona como quarto de hóspedes, traz escrivaninha em carvalho francês desenhada pela CW, cadeira Herman Miller, luminária Kelvin Edge (Flos) e sofá-cama Maloy (Innovation Living). Na cozinha, os eletrodomésticos Smeg reforçam a estética retrô contemporânea, com destaque para a torradeira Dolce & Gabbana, que adiciona uma nota divertida ao ambiente.
“Mais que uma casa de férias, este apartamento é um espaço que une São Paulo, Londres e Lisboa através do design e do amor. Cada detalhe foi cuidadosamente orquestrado. O resultado é um lar que acolhe com elegância e autenticidade, funcionando como uma galeria sensorial, viva e habitada”, define Carol.






























